Primavera do Leste / MT - Sábado, 13 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

“Primavera tem força para ter seus representantes, basta consolidar alianças” – diz Sirlei Theis candidata a vice-governadora do estado



Na tarde desta quinta-feira (16), a candidata a vice-governadora do estado de Mato Grosso, Sirlei Theis (PV),  que compõe a chapa encabeçada por Welington Fagundes (PR), esteve em Primavera do Leste se reunindo com alguns candidatos a deputados e aliados.

Sirlei é advogada e servidora pública, natural do Rio Grande do Sul, chegou em Mato Grosso com 11 anos. Ela conta que resolveu colocar o nome à disposição após receber diversos convites. “No ano passado eu estava participando de uma câmara temática na Assembleia, que trata da autonomia gerencial das instituições de segurança públicas, como fui secretária adjunta de Administração Sistêmica da Secretaria de Segurança, e acabei coordenando os trabalhos, depois de tudo desenvolvido, recebi o convite do deputado Wancley, sobre a possibilidade de se filiar
ao partido, mas de primeiro momento recusei, pois sou mais técnica, sempre trabalhei buscando melhorias para a segurança pública, mas nunca com esse fim político, mas sim de dar o melhor para população. Depois vieram outros partidos. Porém, como me identifico mais com o Partido Verde, e todo a consciência ambiental, resolvi me filiar ao partido e colocar meu nome à disposição”, explicou.

Em relação a ter condições de ocupar o cargo já que não possui experiência política, Sirlei Theis afirmou que possui condições para ocupar o cargo de vice-governadora em razão da experiência obtida no serviço público. “Como servidora conheço muito bem a máquina pública, principalmente a Segurança Pública”, argumentou.

A candidata a vice-governadora do Estado, destaca que a apesar de as mulheres representarem a maioria do eleitorado brasileiro, a representatividade feminina na política vem evoluindo de forma tímida. “Nós vemos que a nível de Brasil, as mulheres representam 52% dos eleitores e no estado de Mato Grosso, somos mais de 50% do eleitorado, ou seja, somos a maioria do eleitorado, mas mesmo assim a participação na política é bem limitada. No cenário de Mato Grosso ainda vemos que
as mulheres que estão na política são esposas de ex-politicos ou estão diretamente ligadas a eles. São poucas as mulheres no estado que se destacaram na política por mérito. Muitas vezes os partidos veem as mulheres apenas como cota, muitas vezes eles querem apenas para cumprir cotas, mas muitas vezes não dão as mesmas condições para as mulheres que dão para os homens. Então nós mulheres precisamos nos impor, se é para entrar na política que seja para ter a mesmas condições que os homens para se eleger, e assim mostrar o nosso potencial como legisladora”, frisou.

Em relação ao cenário político em Primavera do Leste, Sirlei acredita que a população tem força e condições de eleger um representante. “Primavera tem condições de eleger um deputado, de ter um representante na assembleia, o que eu vejo é que o município tem que se definir, ver as alianças que vai fazer, pois as vezes acaba se dividindo demais e não elege ninguém. A população é que vai definir isso e deve se unir e focar em quem quer eleger. Nós temos candidatos bons aqui, temos o Luís Costa pelo PR e o Miley Alves pelo PV, e sem sombra de dúvidas são uma boa opção”.

Analisando o contexto geral do Estado, a candidata analisa que Mato Grosso precisa melhor em todos os quesitos e que para que isso ocorra, é necessário que se descentralize o sistema de gestão com controle. “Da forma que está sendo conduzido hoje, favorece a corrupção, por que não possível se fazer um controle e por isso nós precisamos mudar esse sistema de gestão, por que só assim conseguiremos mudar o estado”, opinou.

Fonte: Jaqueline Hatamoto/ Clique F5



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Opinião - política

Coluna: Com a palavra, Luis Costa Fé no apoio do MDB


Coluna: Com a palavra, Luis Costa

Fé no apoio do MDB

Na política, apoio é igual promessa de campanha: aparece bonito na foto, mas sempre tem um preço na legenda escondida. E eu, com esta crônica crítica suave, sigo como espectador desse teatro onde todo mundo jura estar pensando no povo — mas a bilheteria é sempre reservada aos mesmos.

O prefeito Sérgio Machinic (PL) busca apoios para manter sua governabilidade. Recentemente, o gesto mais comentado foi o apoio da vereadora Karla, do MDB. Apoio esse que, em vez de acalmar, levantou especulações: até quando ela será base do prefeito?

O problema é que o MDB, comandado por Nhonho e pelo ex-prefeito Léo, não costuma deixar essas alianças passarem em branco. A pergunta é inevitável: será que Léo aceitaria ver Karla pedindo voto para Bira? Pouco provável.

A reforma administrativa proposta pelo Executivo continua parada, e dizem nos bastidores que o apoio do MDB tem preço: uma secretaria e quatro cargos de confiança, cuidadosamente escolhidos pelo pastor Ary, líder da Assembleia de Deus Primavera. A lista, segundo fontes, inclui filhos, parentes e fiéis próximos. Depois da foto de mãos dadas, vai ser difícil adiar esse pagamento político.

E assim segue a nossa política de cada dia: uns embarcam, outros descem, e alguns pulam fora do trem da alegria. O que chama atenção é o uso da Bíblia como selo de acordos. E a quem discorda, sobra a ameaça de “se ver com os deuses”. Eu, que escrevo apenas como jornalista opinativo, continuo acreditando no Deus único, justo e que tudo vê. Se Jesus chegasse hoje aos templos da política, não faltariam cordas para o chicote.

Por hoje é só.
Perdoa aí, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido.


HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera do Leste marca presença na 5ª Semana da Inovação de Mato Grosso, em Tangará da Serra


Evento reúne especialistas, entidades e gestores públicos para debater inovação, tecnologia e sustentabilidade no agronegócio

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Vilmar Kaizer

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente destaca a importância do conteúdo do evento

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste, Fábio Parente, participa até o sábado, 13, da 5ª Semana da Inovação de Mato Grosso (SIMT), realizada em Tangará da Serra. O evento é coordenado pela Rede de Inovação de Mato Grosso (Inova MT), com apoio do Governo do Estado e de diversos parceiros institucionais. Com uma programação gratuita, a SIMT oferece palestras, workshops, oficinas de imersão e oportunidades de networking.

O objetivo central é impulsionar iniciativas inovadoras e tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Estado, especialmente em áreas estratégicas como o agronegócio. Segundo Fábio Parente, a presença de Primavera do Leste no evento reforça o protagonismo do município dentro da Governança Estadual de Inovação, além de promover a integração entre os municípios e instituições.

“Estamos aqui participando dessa Semana da Inovação porque Primavera do Leste, hoje, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, faz parte da Governança Estadual de Mato Grosso, através da SECITECI e do Parque Tecnológico. Viemos alinhar os trabalhos que vão acontecer a partir do fim do próximo mês, quando o município estará inserido em um grupo de trabalho que envolve a Unemat, Sebrae, sindicatos rurais e parceiros da área de tecnologia”, explicou o secretário.

Ele destacou ainda a participação de diversas instituições no processo, como o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), parceiro na elaboração de um plano de trabalho conjunto. “Tenho certeza que será um sucesso para nossa cidade. Tangará está sediando essa edição, mas existe a possibilidade de Primavera também promover algo semelhante no futuro”, afirmou.

O tema central da edição 2025 é “Caminhos que levam à inovação no agro” e ao longo dos dias, os debates são direcionados para diferentes eixos: “Processos inovadores para a sustentabilidade”; “Cadeias produtivas sustentáveis” e; “Olhando o futuro dos Ecossistemas Inovadores e suas Governanças”, com oficinas, mostra de startups e debate sobre tokenização no agronegócio.

Ao longo do evento, além das palestras, os visitantes podem participar das ações do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências, projeto da Seciteci que leva ao evento experiências práticas, como um planetário digital, drones, óculos de realidade virtual e jogos pedagógicos em 3D.

A 5ª Semana da Inovação de Mato Grosso é organizada pelo Inova MT em parceria com o Ecossistema ConectaTGA, Prefeitura de Tangará da Serra e Sebrae MT. Conta ainda com apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), além do patrocínio de empresas e entidades que fortalecem o ecossistema de inovação mato-grossense.


Antenado News