Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 13 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Projeto de Lei do vereador Luis Costa que dispõe sobre a realização de atividades ao enfrentamento do HIV/AIDS foi destaque durante a sessão



Da Redação

Na pauta da sessão ordinária de ontem, 6, o Projeto de Lei do vereador Luis Costa (PR), que dispõe sobre a realização anual, de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS durante o mês de dezembro foi parabenizado pelos colegas legisladores da Casa.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valmislei Alves dos Santos (PV), parabenizou a iniciativa do projeto. “Eu convoco os nobres colegas vereadores, para apreciar o projeto de lei que combate e conscientiza o HIV/AIDS, que hoje está na em pauta para a leitura. Eu cumprimento a todos os representantes da Pastoral da AIDS que tem desenvolvido um belíssimo trabalho em nossa cidade, a vocês que estão presentes hoje nesta sessão, tenha a certeza de que terão o apoio desta Casa de Leis”.

Luis Costa disse durante sua fala na tribuna, que está muito feliz por ver um público enorme participando da sessão, e cumprimentou alguns representantes da Pastoral da AIDS de nossa cidade, Maviane e Irmã Lurdes. “Eu conheci o trabalho da Pastoral da AIDS em 2007, quando era agente de saúde, e na época tive a oportunidade de participar de algumas ações e acho um trabalho lindo que a Igreja Católica realiza por meio da Pastoral. Hoje este projeto de lei, que está em leitura, será um avanço para nossa cidade, porque precisamos sim, dar mais visibilidade ao combate e a conscientização do HIV/AIDS. Tenho certeza que com este projeto sendo aprovado, vamos intensificar as ações, e vamos iluminar nossos prédios públicos de vermelho para chamar mais atenção ainda ao enfrentamento”.

O Projeto de Lei propõe que, a Secretaria de Saúde do município, junto com a Vigilância Epidemiológica, com o apoio de entidades sociais e religiosas, como a Pastoral da AIDS, por meio das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem ações concretas como: a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; a veiculação de campanhas de mídia; a realização de eventos e a promoção de palestras e ações educativas. O Projeto de Lei, será nomeado como “Dezembro Vermelho”, assim, será dedicado todo um mês para fomentar os trabalhos em relação ao tema.

LEVANTAMENTO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificações – Sinan apontam que desde 2007 até dezembro de 2016 foram notificados, 136.945 casos de infecção pelo HIV no Brasil. Em Primavera do Leste, o Sinan registrou de 2012 até 31 de outubro de 2017, 166 casos de HIV/AIDS. Este número dividido por ano tem-se uma média de 33 casos. Ainda dentro desta estatística, do dia 01 de janeiro até 31 de outubro deste ano, registrou-se 31 casos, levando em consideração que ainda o ano não encerrou, pode-se prever ainda um aumento.

 

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

CRAS orienta população sobre como acessar os atendimentos e benefícios sociais


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste reforça à população a importância de buscar atendimento nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para ter acesso aos serviços, orientações e benefícios oferecidos pelo município e pelos programas dos governos federal e estadual.

 

O primeiro passo para ser atendido é identificar qual CRAS atende a região onde o cidadão mora. Em seguida, é necessário realizar o agendamento do atendimento, informando a demanda ou necessidade. Na data e horário marcados, o usuário deve comparecer à unidade levando os documentos de todos os membros da família e um comprovante de endereço atualizado.

 

Durante o atendimento, o técnico responsável faz a avaliação da situação apresentada, presta as devidas orientações, realiza os encaminhamentos necessários e, quando cabível, concede benefícios eventuais.

 

Além disso, o CRAS também realiza o atendimento do Cadastro Único, ferramenta do Governo Federal utilizada para coletar informações das famílias de baixa renda. O cadastro é essencial para o acesso a diversos programas sociais, como:

* Bolsa Família

* Ser Família (Governo do Estado)

* Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência sem renda

* Tarifa Social de Energia Elétrica

* Programa Pé-de-Meia, voltado a estudantes do ensino médio

 

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o trabalho desenvolvido pelas equipes do CRAS ocorre diariamente em todas as unidades do município, com o objetivo de garantir atendimento humanizado, orientação adequada e acesso aos direitos sociais da população primaverense.


Antenado News