Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 16 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

PSB confirma filiação de Joaquim Barbosa ao partido



O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa se filiou ao PSB na noite desta sexta-feira (6).

Em nota divulgada na tarde deste sábado, 7, a assessoria do partido confirmou a filiação, que ocorreu em São Paulo. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirma, na nota, que Barbosa “vem reforçar e qualificar os quadros do partido”. “É uma satisfação contar com o ministro no PSB neste momento tão desafiador do nosso País”, afirmou.

A filiação de Barbosa ocorreu de forma discreta, logo depois da posse de Márcio França ao governo do Estado de São Paulo.

Em suas redes sociais, o ministro postou uma mensagem. No entanto, a mensagem só podia ser acessada por alguns seguidores e não estava aberta ao público.

Confira a mensagem do ex-ministro Joaquim Barbosa:

“Há quase quatro anos deixei espontaneamente a vida pública, após 41 anos de serviços prestados ao Estado e à sociedade brasileira. Deixei também a vida acadêmica, ao renunciar ao cargo de professor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Afastei-me formalmente, mas continuei a acompanhar atentamente a evolução da vida econômica, política e social do país.

Durante todos esses anos, não me faltaram o carinho e o respeito dos brasileiros.

No ano passado, fui estimulado por amigos a manter conversas com líderes de partidos políticos com vistas a uma possível filiação e candidatura a cargo eletivo. Essas conversas mostraram-se mais construtivas e consequentes com o PSB, presidido pelo doutor Carlos Siqueira.Contudo, dar esse passo (sobretudo neste momento conturbado da vida nacional) tem sido um dilema pessoal para mim.

A muitos pode parecer paradoxal, mas das conversas com o PSB construiu-se um entendimento que, no fundo, me traz um certo conforto e propicia mais tempo para reflexão na tomada de uma decisão final. É que, embora uma parcela considerável das lideranças do partido externem simpatia pela minha filiação, o fato é que, em total transparência, o PSB deixou claro que não me garante de antemão a legenda para uma possível candidatura à Presidência da República.

Tal arranjo me convém, pois, como dito anteriormente, ainda questiono se devo ou não ingressar na disputa político-eleitoral. No entanto, a legislação eleitoral brasileira impõe prazos peremptórios.

Restam-me, pois, duas opções: não me filiar e ficar fora do processo; ou filiar-me, sem o compromisso de ser candidato, consciente de que o partido pode escolher outro caminho que não a candidatura própria.

Escolherei uma dessas opções dentro do prazo regulamentar.”

Fonte: Agência Estado



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

ANTENADO TV

Estado investiga destruição de materiais escolares por alunos


O caso que teria sido registrado nesta última sexta-feira (5)

Após viralizar nas redes sociais um vídeo em que estudantes da Escola Estadual Integrado Victorino Monteiro Silva, em Cuiabá, aparecem rasgando materiais escolares em ‘comemoração’ ao fim do ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) emitiu nota em que informa estar acompanhando o caso que teria sido registrado nesta última sexta-feira (5).

Entre as providências tomadas, a Pasta informou que a adminstração escolar assim que tomou conhecimento sobre o episódio, realizou a identificação dos participantes do vídeo e acompanhou a coleta e recolhimento dos materiais escolares destruídos.

 

Além disso, pais e responsáveis foram acionados para uma reunião sobre a conduta dos tutelados e a responsabilidade pelo zelo dos itens fornecidos. Já voltando-se para os alunos, a instituição também promoveu palestras de conscientização.

 

Confira a íntegra:

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) informa que tomou conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais mostrando alunos rasgando material escolar em via pública. O fato ocorreu na última sexta-feira (05), na área externa do Colégio Estadual Integrado Victorino Monteiro Silva, em Cuiabá.

 

Os estudantes envolvidos foram identificados imediatamente pela gestão escolar e acompanhados no recolhimento do material danificado. A unidade também convocou os pais e responsáveis, registrou a ocorrência em ata e reforçou as responsabilidades da família quanto ao uso e à guarda do material escolar, que constitui patrimônio público

Além disso, a equipe psicossocial da escola já promoveu uma ação junto à comunidade estudantil com foco em conscientização e prevenção, a fim de evitar que situações semelhantes se repitam.

 

A Seduc-MT reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio público e com a formação cidadã dos estudantes, em parceria com as famílias e a comunidade escolar.

Fonte MidiaJur


Antenado News