Primavera do Leste / MT - Sábado, 31 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa alerta a população sobre informações falsas



Da Redação

Já faz alguns meses que a Câmara Municipal de Primavera do Leste vem sofrendo difamação,  e essas falácias estão ligadas a postura corrupta de alguns políticos que já passaram pela Casa de Leis.  Os vereadores têm sido vítimas de pessoas ligadas a grupos políticos que são oposição aos legisladores da casa. O próprio vereador Luis Costa relatou o que tem passado nas últimas semanas em relação às inverdades ditas sobre sua postura.

“Dizem por ai que estou atrapalhando os serviços públicos que estão sendo feitos em alguns assentamentos. Disseram-me que o boato é que, se as máquinas entrarem o vereador vai filmar e enviar ao Ministério Público. Eu quero dizer que isso é mentira e que todas as vezes que acompanhei os trabalhos seja em assentamentos ou em outros setores foi como fiscalizador que sou. Se houver irregularidades nos serviços, eu vou denunciar sim, porque essa é minha função de acompanhar o executivo e fiscalizar, e isso não é perseguição é legislar. Hoje isso não está ocorrendo, então inventaram essas fofocas para a população de bem”. Esclarece o vereador.

Luis Costa enfatizou ainda que não irá parar de trabalhar por causa de adversários políticos ou por causa de politicagem e fofocas. Ainda trouxe uma notícia boa à população, de que a Câmara Municipal irá contratar uma empresa especializada para fazer uma auditoria nas contas da Casa dos últimos dez anos, sendo que todas as movimentações dos ex-presidentes e legisladores irão ser apresentadas novamente, mesmo sendo aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Essa auditoria irá passar está Casa de Leis a limpo e irá mostrar quem é quem. Nossa sociedade irá conhecer toda a movimentação de nossos ex-representantes. Porque tem muitas pessoas por ai que não tem moral nenhuma para falar desta Casa de Leis, pessoas que tiveram o comportamento duvidoso, que fizeram coisas erradas, então, está na hora da sociedade saber quem são essas pessoas. Como disse meu colega vereador Manuel Mazutti (MDB) em uma de suas falas, têm pessoas que parece que não tem processos em seus escritórios de advocacias, outras que parece que nem tem carros para concertar em suas oficinas e mais, têm outras que parece não ter corridas para fazer em seu moto taxi, porque ficam o dia todo no whasApp provocando inverdades sobre os legisladores que estão aqui”.  Desabafa o legislador.

Em relação ao pedido protocolado na Câmara Municipal para o afastamento do vereador Josafa Barbosa (PP), Luis Costa concordou com a fala da vereadora Edna Mahnic (PT), dizendo que essa medida é um golpe e faz parte de grupos políticos que estão tentando difamar a Casa de Leis, e novo pedido de afastamento foi feito totalmente fora dos padrões exigidos pelo Regimento Interno .

“Eu estou aqui para fazer justiça e acredito na justiça. Se existe um processo a ser julgado, vamos aguardar a decisão judicial. Quem fez esse pedido de afastamento do colega foi muito infeliz porque quem julga um processo que está na justiça não somos nós. Eu não tenho medo de pessoas que são mentirosas que não tem coragem de vim até esta Casa para conversar com cada um de nós, ou seja, marcar uma reunião, enfim que não tem uma postura correta diante da situação. Essas pessoas que estão xingando está Câmara Municipal, eu não sei qual o grupo político que pertence, então quem são essas pessoas que estão se matando para  ver quem fala mais para manchar a imagem desta Casa?”. Indaga o vereador.

Para encerrar, Luis Costa menciona o comentário da vereadora Carmem Betti Borges (PSC), em relação a ser um cidadão Primaverense, pai de família e esposo.

“Por trás deste vereador aqui, tem o pai do Davi, que volta para casa para cuidar dele e pegar no colo, quando ouço do meu filho: ‘pai ser vereador é chato’. Também sou marido da Rosi que já não tenho muito tempo para ela. Tenho meu pai que me liga todos os dias, ele é um senhor de 70 anos, preocupado. Antes eu tomava café todos os dias com ele, pedia sua benção e hoje nem tempo para visitar ele eu tenho. O que me faz ser vereador e ganhar um salário de R$ 5.800, não é o mau que está em nossa sociedade sendo propagado por alguns, que poderiam estar aqui dentro, mas não estão, que poderia ocupar o meu lugar ou de qualquer colega aqui, o que me faz continuar é acreditar que podemos fazer uma política limpa, de saber que muitas pessoas lutaram e continuam lutando por uma sociedade justa, em que os direitos funcionem. Deus sabe o valor que eu tenho e Deus sabe que acredito na justiça, eu não estou aqui por acaso, todos estamos em uma missão maior e vamos lutar para defender essa instituição e o mau não vai prevalecer”. Encerra o vereador Luis Costa.

 

 

 

 

 

 

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretaria de Administração convoca cerca de 200 profissionais para garantir início do ano letivo em Primavera do Leste


A ação integra o compro

Já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos

misso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos

 

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Administração, realizou a convocação de aproximadamente 200 profissionais aprovados em processos seletivos para atender às demandas do município neste início de ano, com destaque especial para a área da educação(cerca de 160 professores pedagogos). A medida garante o pleno funcionamento das unidades escolares e assegura o início das aulas com toda a estrutura necessária.

 

De acordo com o secretário de Administração, Carlos Laete, a maior parte das convocações está concentrada na educação, justamente em razão do início do ano letivo. Os profissionais foram chamados para suprir demandas temporárias, como substituições de professores afastados por licenças médicas, licença-prêmio, além daqueles que exercem funções de coordenação, supervisão e direção nas escolas da rede municipal.

 

“Essas convocações são fundamentais para que não haja prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem. São profissionais que vêm para atender demandas temporárias e garantir que as aulas comecem de forma organizada e eficiente”, explicou o secretário.

 

Além da educação, outros cargos também foram contemplados nas convocações, sempre com o objetivo de suprir afastamentos obrigatórios e manter o bom funcionamento dos serviços públicos. Segundo Laete, o volume de convocações neste período é maior justamente por coincidir com o início das aulas e com a necessidade de reorganização das equipes.

 

O secretário destacou ainda que, já no início do mês de fevereiro, o município dará sequência ao planejamento com a convocação de professores efetivos. “Temos a abertura de novas unidades escolares e demandas permanentes. Neste primeiro momento, os profissionais temporários garantem o início das aulas, e, à medida que os efetivos forem assumindo, ocorre a substituição dentro de um planejamento bem estruturado”, afirmou.

 

Outro ponto esclarecido pela Secretaria de Administração diz respeito ao encerramento dos contratos de professores no final do ano letivo anterior. Conforme explicou Carlos Laete, a medida atendeu a um pedido antigo da categoria e do sindicato, relacionado à adequação salarial. Com a mudança, os professores passam a receber um salário fixo, que reflete diretamente em direitos como férias e 13º salário, representando um ganho importante para os profissionais da educação.

 

A ação integra o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Machnic com a valorização da educação e dos servidores públicos, garantindo condições adequadas de trabalho e a qualidade dos serviços prestados à população. “Nosso objetivo é dar todo o suporte inicial necessário para que o ano letivo comece bem e, ao longo do tempo, consolidar as equipes com os profissionais efetivos, fortalecendo a educação municipal”, concluiu o secretário.


Antenado News