Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025

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Vereador Luis Costa alerta a população sobre informações falsas



Da Redação

Já faz alguns meses que a Câmara Municipal de Primavera do Leste vem sofrendo difamação,  e essas falácias estão ligadas a postura corrupta de alguns políticos que já passaram pela Casa de Leis.  Os vereadores têm sido vítimas de pessoas ligadas a grupos políticos que são oposição aos legisladores da casa. O próprio vereador Luis Costa relatou o que tem passado nas últimas semanas em relação às inverdades ditas sobre sua postura.

“Dizem por ai que estou atrapalhando os serviços públicos que estão sendo feitos em alguns assentamentos. Disseram-me que o boato é que, se as máquinas entrarem o vereador vai filmar e enviar ao Ministério Público. Eu quero dizer que isso é mentira e que todas as vezes que acompanhei os trabalhos seja em assentamentos ou em outros setores foi como fiscalizador que sou. Se houver irregularidades nos serviços, eu vou denunciar sim, porque essa é minha função de acompanhar o executivo e fiscalizar, e isso não é perseguição é legislar. Hoje isso não está ocorrendo, então inventaram essas fofocas para a população de bem”. Esclarece o vereador.

Luis Costa enfatizou ainda que não irá parar de trabalhar por causa de adversários políticos ou por causa de politicagem e fofocas. Ainda trouxe uma notícia boa à população, de que a Câmara Municipal irá contratar uma empresa especializada para fazer uma auditoria nas contas da Casa dos últimos dez anos, sendo que todas as movimentações dos ex-presidentes e legisladores irão ser apresentadas novamente, mesmo sendo aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Essa auditoria irá passar está Casa de Leis a limpo e irá mostrar quem é quem. Nossa sociedade irá conhecer toda a movimentação de nossos ex-representantes. Porque tem muitas pessoas por ai que não tem moral nenhuma para falar desta Casa de Leis, pessoas que tiveram o comportamento duvidoso, que fizeram coisas erradas, então, está na hora da sociedade saber quem são essas pessoas. Como disse meu colega vereador Manuel Mazutti (MDB) em uma de suas falas, têm pessoas que parece que não tem processos em seus escritórios de advocacias, outras que parece que nem tem carros para concertar em suas oficinas e mais, têm outras que parece não ter corridas para fazer em seu moto taxi, porque ficam o dia todo no whasApp provocando inverdades sobre os legisladores que estão aqui”.  Desabafa o legislador.

Em relação ao pedido protocolado na Câmara Municipal para o afastamento do vereador Josafa Barbosa (PP), Luis Costa concordou com a fala da vereadora Edna Mahnic (PT), dizendo que essa medida é um golpe e faz parte de grupos políticos que estão tentando difamar a Casa de Leis, e novo pedido de afastamento foi feito totalmente fora dos padrões exigidos pelo Regimento Interno .

“Eu estou aqui para fazer justiça e acredito na justiça. Se existe um processo a ser julgado, vamos aguardar a decisão judicial. Quem fez esse pedido de afastamento do colega foi muito infeliz porque quem julga um processo que está na justiça não somos nós. Eu não tenho medo de pessoas que são mentirosas que não tem coragem de vim até esta Casa para conversar com cada um de nós, ou seja, marcar uma reunião, enfim que não tem uma postura correta diante da situação. Essas pessoas que estão xingando está Câmara Municipal, eu não sei qual o grupo político que pertence, então quem são essas pessoas que estão se matando para  ver quem fala mais para manchar a imagem desta Casa?”. Indaga o vereador.

Para encerrar, Luis Costa menciona o comentário da vereadora Carmem Betti Borges (PSC), em relação a ser um cidadão Primaverense, pai de família e esposo.

“Por trás deste vereador aqui, tem o pai do Davi, que volta para casa para cuidar dele e pegar no colo, quando ouço do meu filho: ‘pai ser vereador é chato’. Também sou marido da Rosi que já não tenho muito tempo para ela. Tenho meu pai que me liga todos os dias, ele é um senhor de 70 anos, preocupado. Antes eu tomava café todos os dias com ele, pedia sua benção e hoje nem tempo para visitar ele eu tenho. O que me faz ser vereador e ganhar um salário de R$ 5.800, não é o mau que está em nossa sociedade sendo propagado por alguns, que poderiam estar aqui dentro, mas não estão, que poderia ocupar o meu lugar ou de qualquer colega aqui, o que me faz continuar é acreditar que podemos fazer uma política limpa, de saber que muitas pessoas lutaram e continuam lutando por uma sociedade justa, em que os direitos funcionem. Deus sabe o valor que eu tenho e Deus sabe que acredito na justiça, eu não estou aqui por acaso, todos estamos em uma missão maior e vamos lutar para defender essa instituição e o mau não vai prevalecer”. Encerra o vereador Luis Costa.

 

 

 

 

 

 

 

 



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Brasil

PROCON de Primavera orienta consumidores com relação às compras na Black Friday


Com a chegada do dia das grandes promoções os clientes também podem vir a ter “grande dor de cabeça”

Fonte: Coordenadoria de Comunicação  Autor: Vilmar Kaizer

Consumidores devem ficar atentos aos preços e condições de compra dos produtos
Com a proximidade da Black Friday, que tradicionalmente acontece em novembro e costuma oferecer preços e condições diferenciadas aos consumidores, o PROCON Municipal de Primavera do Leste faz um alerta para que as compras tão esperadas não se transformem em dor de cabeça. O período, marcado por grandes liquidações e promoções, também exige atenção redobrada para evitar armadilhas e golpes que podem causar prejuízos ao consumidor.

De acordo com a coordenadora do PROCON Municipal, Aline Crema Fossari, a Black Friday é, essencialmente, uma grande liquidação que surgiu para possibilitar a troca de coleções e a queima de estoques das lojas, o que em si não apresenta problema algum. O cuidado, segundo ela, deve estar voltado às práticas enganosas que se intensificam nesse período.

“A ideia da Black Friday é muito boa, porque as empresas aproveitam a troca de temporada para fazer grandes liquidações. O problema é quando algumas pessoas se aproveitam da situação e acabam induzindo o consumidor ao erro. Por isso, é importante que todos fiquem muito atentos”, alertou.

A coordenadora reforça que o primeiro passo antes de qualquer compra é avaliar a real necessidade e a capacidade financeira para adquirir determinado produto.

“O consumidor precisa se perguntar: eu realmente preciso disso e tenho condições de pagar? Porque nem sempre o fato de estar barato significa que cabe no orçamento. Às vezes, o impulso de comprar porque está com desconto pode gerar um problema financeiro depois”, destacou Aline.

Ela orienta que os consumidores realizem uma pesquisa prévia de preços, comparando os valores antes e durante a Black Friday, para verificar se o desconto é real. Além disso, é importante observar as condições de pagamento, se o parcelamento é feito diretamente pela loja ou por meio de financeiras, e se há taxas embutidas, como seguros ou garantias estendidas.

“O consumidor tem que ficar atento a tudo o que está embutido na compra. Às vezes, o produto parece mais barato, mas o valor final aumenta por causa de cobranças adicionais. É preciso ler com atenção as condições e não ter pressa para fechar o negócio”, explicou.

Aline também chama a atenção para as fraudes e falsos descontos que circulam nesse período, especialmente em compras online.

“O fornecedor nunca perde. Se ele oferece um grande desconto, essa diferença pode vir de outro lugar. Por isso, é importante analisar as condições de pagamento, exigir sempre a nota fiscal no ato da compra e guardar todos os comprovantes”, ressaltou.

O PROCON recomenda ainda que os consumidores planejem suas compras com antecedência, pesquisando preços e definindo prioridades. Assim, é possível identificar promoções verdadeiras e evitar cair em golpes.

“O ideal é o consumidor já começar hoje essa análise: ver o que realmente precisa, quanto pode gastar e quanto o produto custa atualmente. Assim, quando chegar a Black Friday, ele saberá se o desconto é real e se vale a pena aproveitar”, orientou a coordenadora.

Por fim, o PROCON reforça que, caso o consumidor se sinta lesado mesmo tomando todas as precauções, deve procurar o órgão para registrar sua reclamação e garantir seus direitos.

O PROCON Municipal de Primavera do Leste segue à disposição para esclarecer dúvidas, receber denúncias e orientar a população quanto aos direitos do consumidor durante todo o período de promoções da Black Friday.


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