Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa defende contratação de médico perito



O vereador Luis Costa (PR) durante sessão ordinária desta segunda-feira, 12, falou do encontro com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, onde foi debatida a necessidade de um médico perito para a agência do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS. Conforme o parlamentar, a agenda que foi solicitada por ele permitiu que a autoridade federal conhecesse os transtornos causados com a falta desse profissional em Primavera do Leste, isso porque, os cidadãs que precisam desse serviço precisam ir para outras cidades da região.

“Há muito tempo estamos sem médico perito no município e várias solicitações foram encaminhadas a deputados e senadores, por mim e pelos colegas vereadores, mas até hoje não conseguimos resolver o problema. Esse encontro com o ministro Osmar deu esperança de que haja a contratação de um perito para agencia de nosso município”, afirmou o parlamentar. Ele ainda explicou que o ministro deu a possibilidade de “que enquanto não resolver a contratação, que um profissional possa atuar no município uma ou duas vezes por semana”, ressaltou.

Conforme o vereador Luis Costa, um médico perito trabalhando em Primavera do Leste traria mais conforto e menos transtornos a população. “Muitas pessoas sem condições de pagar passagens, me procuram, pedindo auxilio para ir até outras cidades”, lembrou.

Outro ponto comentando pelo parlamentar foi a construção da Casa do Índio. “O deputado federal Valtenir Pereira tem nos auxiliado para conseguirmos recursos”.

Da Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Zambelli renuncia após decisão do STF, e Câmara convoca suplente para assumir mandato


A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário

A Câmara dos Deputados oficializou neste domingo (14) a saída de Carla Zambelli (PL-SP) do Parlamento. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou que a deputada apresentou renúncia ao mandato, o que levou à convocação imediata do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga.

A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário que havia mantido Zambelli no cargo. O entendimento de Moraes, posteriormente confirmado por unanimidade pela Primeira Turma do STF, reafirmou a cassação do mandato, conforme já havia sido decidido anteriormente pela Corte.

Em nota oficial, a Câmara informou que a deputada comunicou formalmente sua renúncia à Secretaria-Geral da Mesa neste domingo. Diante disso, Hugo Motta determinou os trâmites administrativos para a posse do suplente.

Ao justificar sua decisão, Alexandre de Moraes classificou a deliberação do plenário da Câmara como inconstitucional, afirmando que houve violação aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de desvio de finalidade. Para o ministro, a Constituição é clara ao atribuir ao Poder Judiciário a competência para decretar a perda de mandato de parlamentares condenados criminalmente com trânsito em julgado.

Segundo o magistrado, nesses casos, cabe à Mesa Diretora apenas formalizar a perda do mandato, sem margem para decisão política. Moraes também ressaltou que o STF mantém esse entendimento há mais de uma década, desde o julgamento do mensalão, em 2012.


Antenado News