Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa desenvolve projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Proteção e de Defesa dos Animais no Município de Primavera do Leste



Da Redação

O Projeto de Lei foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para efetivar a defesa dos direitos dos animais, tendo em vista os inúmeros casos de agressão a que são submetidos, notadamente, tanto em casos de abandono, como maus-tratos, diariamente noticiados pela imprensa.

“Acompanhei várias situações de abandono e maus-tratos de animais, e situações como estas são lamentáveis. Diante da preocupação em relação à causa animal, estive por várias vezes reunido com representantes da Associação SOS Animais, que são defensores voluntários da causa animal, e na tentativa de fortalecer o trabalho, desenvolvi o projeto de Lei”. Afirma o vereador Luis Costa.

O Conselho Municipal de Proteção e de Defesa dos Animais de Primavera do Leste – COMPAPVA, entidade de caráter consultivo e deliberativo nas questões de sua competência, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, e ligada diretamente a Coordenação da Vigilância Ambiental, com o intuito de desenvolver e colocar em prática medidas de proteção e de defesa dos animais quer sejam eles de pequeno ou grande porte, associadas à responsabilidade social em Saúde Pública.

“Com a aprovação do Projeto de Lei na Câmara, o processo será enviando para o executivo, para que seja analisado e sancionado. Começando a valer, iremos trabalhar de forma organizada e com mais apoio do poder público, garantindo assim o desenvolvimento de projetos por meio de políticas públicas, para assegurar o direito dos animais”. Ressalta o legislador.

O Conselho será composto por 12 (doze) conselheiros titulares e 12 (doze) suplentes, de forma paritária, entre representantes governamentais e da sociedade civil, indicados pelas seguintes entidades: Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Infraestrutura;  Secretaria Municipal de Assistência Social; Defesa Civil de Primavera do Leste; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Conselho Municipal de Medicina Veterinária de Primavera do Leste, ou profissionais de áreas afins que representam instituições, conselhos ou associações em Primavera do Leste;  Universidades com sede no município, que tenham cursos ligados a saúde, cuidados e bem estar dos animais; Entidades que tenham em seus estatutos o objetivo de defender, cuidar e proteger os animais; Entidades que tenham em seus estatutos o objetivo de defender, cuidar e proteger o meio ambiente; Um cidadão representando o município de Primavera do Leste como Titular e outro como suplente.

O Projeto de Lei já passou pela leitura em plenário e também pela Comissão de Justiça e Redação que considerou favorável o projeto. A previsão é que entre em pauta no inicio de maio, para ser discutido e votado em plenário.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

MPMT confirma regularidade e arquiva investigação contra ex-prefeito Maninho


O procedimento do Ministério Público de Mato Grosso seguiu todos os ritos com o máximo rigor

Ex-prefeito de Colíder,Hemerson Máximo (Maninho)

0 Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) determinou arquivamento da investigação que apurava supostas irregularidades na compra de um imóvel urbano pela Prefeitura de Colíder durante a gestão do ex-prefeito Hemerson Lourenço Máximo, o Maninho. Após uma rigorosa análise de todos os fatos e documentos, o órgão concluiu pela total regularidade do processo de desapropriação, afastando qualquer suspeita de superfaturamento.

A investigação, conduzida pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO), havia sido iniciada para apurar a aquisição de uma área destinada à construção de um conjunto habitacional. A suspeita inicial era de que o valor pago pelo município, de R$ 1.750.000,00, estaria acima do preço de mercado do imóvel. Contudo, o aprofundamento das apurações pelo MPMT revelou o contrário.

Durante 0 processo investigativo, foi constatado que o imóvel em questão possuía uma avaliação de mercado superior a R$ 2,2 milhões, por tanto houve economia de quase meio milhão de reais. Essa nova informação demonstrou que o valor pago pela administração municipal na desapropriação não apenas era justo, como também se mostrava vantajoso para o erário público, descaracterizando completamente a hipótese de superfaturamento que motivou o inquérito.

O procedimento do Ministério Público seguiu todos os ritos com o máximo rigor, garantindo uma análise completa e isenta dos atos administrativos. A conclusão pelo arquivamento reforça a lisura da conduta do então gestor na condução do processo de aquisição, que visava atender a uma importante demanda social do município.

Ao comentar a decisão, o ex-prefeito Hemerson Lourenço Máximo expressou seu alívio e gratidão. “Agradeço primeiramente a Deus e à Justiça dos homens, que com serenidade e competência esclareceu a verdade dos fatos. Sempre confiei que a regularidade de nossos atos seria comprovada. Fico com a consciência tranquila de que sempre trabalhamos com honestidade e pelo bem da população de Colíder”, declarou.

Fonte: RD News

 


Antenado News