Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa quer saber quando as obras de drenagem serão retomadas



Da Redação

Entra ano e sai ano, e a situação continua a mesma, pois é só começar o período chuvoso, que parte da cidade fica alagada. Além da situação caótica para transitar em ruas e avenidas, a falta de escoamento da água, faz com que residências, comércios e até instituições escolares fiquem ilhados. Na última semana, ocorreu uma chuva forte no município, e a falta de escoamento da água atingiu a creche Eliane Macedo que fica no Bairro São Cristovão. Parte do local se tornou uma piscina, e a rua intransitável.

“Mais um ano que iniciamos com problemas de alagamentos. A situação é bem complicada porque não é só a questão do escoamento da água, mas também de saúde pública. Imagina essa água da chuva que passa pelas ruas, em contato com lixos, animais mortos e sem solução para este problema, quem entra em contato com essa água suja, é o povo, porque precisa limpar suas casas, levantar móveis, entre tantas ouras situações. Também falo aqui de todas as crianças que já ficaram alagadas em escolas, correndo um risco de exposição ainda maior com a água da enxurrada”. Explica Luis Costa.

Nesta última sessão ordinária (18), o legislador cobrou novamente o executivo, querendo saber, como está a situação das obras de drenagem na cidade, já que não se houve falar mais nada.

“As obras iniciaram no final de agosto do ano passado, na Avenida Campo Grande, primeiro que eu acho que existem locais na cidade, como por exemplo, a região da Creche Eliane Macedo, que alaga muito mais que a Avenida Campo Grande. Outra situação vivenciada pelos cidadãos primaverenses, foi à má qualidade do serviço prestado pela empresa contratada para executar a obra. Quem se lembra da situação da Avenida Campo Grande até o final do ano passado. Estava intransitável, eu mesmo em minha rede social mostrei a situação do asfalto que eles fizeram depois que quebraram tudo. A empresa prestou um serviço ruim”. Aponta o legislador.

Luis Costa quer saber se irá abrir novamente o processo de licitação para a contratação de uma nova empresa que executará o serviço, ou se continuará a mesma empresa. Também quer saber quando as obras irão ser retomadas e a previsão para conclusão.

“Segundo informações da própria prefeitura, o custo da obra é de R$ 2,5 milhões, e o investimento vai resolver o problema de alagamento no centro da cidade, e o restante da cidade? Esse valor é tão alto e mesmo assim não irá cobrir os outros bairros? E o Poncho Verde? E o São Cristovão? Quero saber também quando começa a obra no restante da cidade? Ainda quando começou a obra na Avenida Campo Grande a previsão de término estava 180 dias, mas já venceu esse prazo, e agora?” Conclui o vereador.

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Primavera do Leste receberá Encontro Nacional de CTGs


A realização do evento, conhecido como Nacional 2027, foi debatido na manhã dessa quinta-feira (3) com o prefeito Sérgio Machnic, que se comprometeu a buscar meios para viabilizar a estrutura necessária

O município de Primavera do Leste irá sediar o Encontro Nacional dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) em 2027. A realização do evento, conhecido como Nacional 2027, foi debatido na manhã dessa quinta-feira (3) com o prefeito Sérgio Machnic, que se comprometeu a buscar meios para viabilizar a estrutura necessária para a realização do encontro.

 

Para o gestor municipal, a realização do Nacional 2027 é muito importante para a cidade em vários aspectos. “Serão cerca de 7 a 8 mil participantes mais as suas famílias. Isso é muito importante porque além de colocar o nome de Primavera do Leste em evidência nacional e até internacionalmente, prestigia o comércio local. É uma honra para nós receber esse evento e vamos trabalhar junto com o CTG para fazer o melhor Encontro Nacional que já existiu”, afirmou Sérgio Machnic.

 

O prefeito destaca ainda que além de movimentar o comércio primaverense, o Nacional 2027 também vai gerar receitas para os municípios vizinhos. “Nós vamos ter um aumento aí de 20 a 30 mil pessoas nos quatro dias do evento. Nós não vamos ter hoteis suficientes para todas essas pessoas. A festa vai ser aqui, mas muita gente vai dormir nas cidades vizinhas. Então não será bom somente para Primavera, mas para toda a nossa região”, complementou Machnic.

 

O vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Mato Grosso e diretor-geral da Confederação da Tradição Gaúcha (CBTG) Mauro Geraldo explica que os encontros nacionais dos CTGs acontecem a cada dois anos e são os maiores eventos brasileiros voltados à difusão e preservação da cultura gaúcha. “Ele representa hoje o ápice da tradição gaúcha na parte cultural, artística  e esportiva. A cada dois anos os CTGs e os MTGs se preparam para enviarem os melhores de cada modalidade para irem para esse Nacional e competir entre si para escolher os campeões das suas modalidades em nível nacional. Mas muito mais do que a competição, é o grande reencontro dos tradicionalistas do Brasil”, afirmou.

 

Ele explica ainda que os pilares da tradição gaúcha na arte são a dança de salão, a dança tradicional, a campesina e a chula, por exemplo, além da música e da poesia, assim como no esporte há a bocha mundial e campesina, e outras modalidades, além de provas de laço.

 

Já o presidente do MTG de Mato Grosso Francisco de Sousa conta que a cidade de Primavera do Leste foi escolhida para sediar o Encontro Nacional por conta da importância da cultura gaúcha na sua formação. “A cidade foi escolhida a dedo por conta do seu potencial econômico, do seu potencial de crescimento e pela população que tem pessoas inovadoras, pessoas empreendedoras que falam muito sobre o desenvolvimento que ocorre em Mato Grosso. E é uma cidade aonde a família tem um valor fundamental e o pilar do tradicionalismo é a família”, contou.

 

O Patrão do CTG de Primavera do Leste Jerri Bica também reforçou a importância para a cidade da realização do evento nacional. “Acredito que isso vem somar muito em termos de turismo, de cultura e de visibilidade em nível do Brasil, vai levar o nome de Primavera do Leste em nível nacional”, declarou.

 

A reunião que sacramentou a realização do Nacional 2027 em Primavera do Leste também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, do Chefe de Gabinete Joélio Moraes, do secretário de Cultura, Turismo Lazer e Juventude Leopoldino André, do secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente, do secretário de Esportes Márcio Lélis, do vereador Marco Aurélio, presidente da Câmara, e do vereador Marcondes Martignago.

 

O Encontro Nacional de CTGs acontecerá entre os dias 22 a 25 de julho de 2027 e a previsão é que traga entre 25 a 30 pessoas para a cidade durante os 4 dias do evento, trazendo cultura e renda para a cidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / Autor: Denilson Paredes


Antenado News