Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 05 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa sugere à prefeitura a contratação de mais servidores para o administrativo das unidades de saúde



Da Redação

Em visita há alguns postos de saúde de nossa cidade, o vereador Luis Costa (PR) foi questionado pela população por quais motivos está faltando servidores para trabalharem no administrativo dos postos de Estratégia da Saúde da Família (ESF). A indagação da comunidade foi questionada pelo vereador durante a última sessão ordinária (14).

“Gostaria de saber da Secretaria de Saúde, por meio da Prefeitura Municipal, o motivo de estar faltando servidores para o administrativo de vários postos de saúde. Quero saber também se já está sendo providenciado por meio de seletivo ou contratação, porque quem sofre com a falta de informação e que afeta a gestão da unidade de saúde, são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Explica Luis Costa.

O legislador disse ainda que, têm acompanhado a saúde de nosso município, em visitas aos postinhos e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e tem visto que a maioria dos servidores realiza um atendimento de excelente qualidade. No entanto, Luis Costa questiona que alguns setores têm servidores que precisam atender melhor o cidadão.

“Eu peço para que a prefeitura possa desenvolver mais projetos, ações para humanizar nosso atendimento. São várias situações relatadas pelos nossos pacientes, causando assim, desconforto. Além de um atendimento humanizado, vamos resolver o problema com a falta de servidores no administrativo, principalmente no ESF do Primavera III, em que a demanda por lá, é enorme”. Esclarece o legislador.

Ainda falando de saúde, Luis Costa faz outra fala voltada para o líder do prefeito na Câmara Municipal, Manuel Mazutti (MDB), dizendo que, os trabalhadores do município que atuam na zona rural, estão fazendo viagens sem um quite de primeiro socorros.

“Alguns servidores que trabalham na zona rural, pelo nosso município, me procuraram para dizer o quanto é necessário andar com um quite de primeiro socorros, seja um medicamento simples para dor de cabeça, ou para ferida exposta, ou ainda para um corte, febre, entre outros. O vereador Carlos Araújo (PP), já mencionou essa necessidade aqui nesta tribuna, mas o problema até hoje não foi regularizado. Então eu espero que esses quites cheguem a nossos servidores o mais rápido possível, porque trabalhar na zona rural, nas estradas, não é fácil e ainda sem nenhuma assistência, fica difícil”. Conta o vereador.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Pintada é Atropelada na BR-070 e Morre Próximo a Primavera do Leste


Índios da etnia Xavante levaram o animal para a aldeia, afirmaram que faria churrasco

Onça

https://www.instagram.com/reel/DTGWZerD1r2/?igsh=MTF6bjdsc2J0YmFucw==

Na tarde deste sábado (3), um triste incidente foi registrado na BR-070, nas proximidades de Primavera do Leste, quando uma onça-pintada foi atropelada e morreu no local. O acidente gerou comoção e foi registrado por diversos motoristas que passavam pela rodovia.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram várias pessoas ao redor do animal, com algumas delas comentando sobre a possível carenagem do carro envolvido, que estaria nas imediações. Testemunhas relataram que o acidente aconteceu de forma repentina, e não foi possível evitar o atropelamento.

O fato gerou ainda uma situação curiosa: membros da etnia Xavante, que vivem na região, chegaram ao local e, em um gesto de respeito à fauna local, afirmaram que iriam levar o corpo da onça para sua aldeia. De acordo com eles, o animal seria alimentado como parte de suas práticas culturais.

A onça-pintada, conhecida por seu porte e beleza, é uma espécie emblemática da fauna brasileira, mas que enfrenta sérias ameaças devido à destruição de seu habitat natural e à caça ilegal. Casos como esse, infelizmente, têm sido mais frequentes, e a necessidade de preservar a biodiversidade e a vida selvagem torna-se ainda mais urgente.

Autoridades ambientais devem investigar o ocorrido e avaliar as circunstâncias do atropelamento, enquanto a comunidade local, incluindo os indígenas, busca dar um tratamento condizente à grandeza do animal.


Antenado News