Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa sugere à prefeitura a contratação de mais servidores para o administrativo das unidades de saúde



Da Redação

Em visita há alguns postos de saúde de nossa cidade, o vereador Luis Costa (PR) foi questionado pela população por quais motivos está faltando servidores para trabalharem no administrativo dos postos de Estratégia da Saúde da Família (ESF). A indagação da comunidade foi questionada pelo vereador durante a última sessão ordinária (14).

“Gostaria de saber da Secretaria de Saúde, por meio da Prefeitura Municipal, o motivo de estar faltando servidores para o administrativo de vários postos de saúde. Quero saber também se já está sendo providenciado por meio de seletivo ou contratação, porque quem sofre com a falta de informação e que afeta a gestão da unidade de saúde, são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Explica Luis Costa.

O legislador disse ainda que, têm acompanhado a saúde de nosso município, em visitas aos postinhos e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e tem visto que a maioria dos servidores realiza um atendimento de excelente qualidade. No entanto, Luis Costa questiona que alguns setores têm servidores que precisam atender melhor o cidadão.

“Eu peço para que a prefeitura possa desenvolver mais projetos, ações para humanizar nosso atendimento. São várias situações relatadas pelos nossos pacientes, causando assim, desconforto. Além de um atendimento humanizado, vamos resolver o problema com a falta de servidores no administrativo, principalmente no ESF do Primavera III, em que a demanda por lá, é enorme”. Esclarece o legislador.

Ainda falando de saúde, Luis Costa faz outra fala voltada para o líder do prefeito na Câmara Municipal, Manuel Mazutti (MDB), dizendo que, os trabalhadores do município que atuam na zona rural, estão fazendo viagens sem um quite de primeiro socorros.

“Alguns servidores que trabalham na zona rural, pelo nosso município, me procuraram para dizer o quanto é necessário andar com um quite de primeiro socorros, seja um medicamento simples para dor de cabeça, ou para ferida exposta, ou ainda para um corte, febre, entre outros. O vereador Carlos Araújo (PP), já mencionou essa necessidade aqui nesta tribuna, mas o problema até hoje não foi regularizado. Então eu espero que esses quites cheguem a nossos servidores o mais rápido possível, porque trabalhar na zona rural, nas estradas, não é fácil e ainda sem nenhuma assistência, fica difícil”. Conta o vereador.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

O Tour Legislativo: Enquanto você trabalha, o seu bolso paga a “formação” no Sul


O Tour Legislativo: Enquanto você trabalha, o seu bolso paga a “formação” no Sul

Texto informações Portal da Transparência Câmara de Vereadores Primavera do Leste

​Por: Luis Costa

​Você, cidadão de Primavera do Leste, acordou cedo hoje? Enfrentou o trânsito, bateu o ponto, lidou com a inflação e fez o orçamento doméstico esticar para dar conta de pagar os impostos? Pois saiba que, enquanto você se desdobra na realidade local, uma parcela importante do seu dinheiro está fazendo um tour de luxo pelo Sul do Brasil.

​Não, você não foi convidado para o vinho. Nem para o chocolate quente na serra gaúcha. Quem está lá, “trabalhando” em nome do seu bem-estar ou melhor, em nome de uma “formação especial”, são os nossos representantes legislativos.

​Consultando o Portal da Transparência, a gente descobre que o aprendizado custa caro. Só nos empenhos identificados, temos nomes como Lucas Telles dos Passos, que abocanhou R$ 7.500,00, e Diogo Nogueira Silva, com R$ 3.600,00. Isso apenas em registros isolados. Somando essas “capacitações”, passamos facilmente da casa dos 11 mil reais — e isso sem contar as passagens aéreas e outros custos que, na prática do serviço público, costumam vir na bagagem como “despesas extras”.

​Ao todo, estamos falando de quase 20 mil reais que saíram direto da conta do município para garantir que vereadores e assessoria pudessem entender melhor a “fiscalização e responsabilidades” em Porto Alegre.

​É irônico, não é? Para aprender sobre responsabilidade, é preciso gastar o que o povo mal tem. Enquanto o curso de formação é sobre “temas sensíveis”, o que parece ser realmente sensível é o cartão de crédito da prefeitura quando o assunto é o conforto dos nossos edis em terras gaúchas.

​Vereador Telles, a lição de casa em Porto Alegre parece estar sendo muito bem paga. Mas, aqui em Primavera, a gente continua perguntando: quando é que a “formação” vai incluir um curso de como não torrar o dinheiro público com tanta facilidade?

​Fica a pergunta. E o recibo, esse, como sempre, fica para você pagar.


Antenado News