Primavera do Leste / MT - Sábado, 05 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Qual a importância das Comissões Permanentes no Processo Legislativo?



As comissões permanentes são essenciais para o bom funcionamento do Poder Legislativo. Isso porque, elaborar, redigir, debater e votar as leis, que regem a vida de todos os cidadãos, é uma responsabilidade e tanto. O objetivo das comissões é permitir debates mais detalhados e especializados em torno dos projetos que tramitam na Câmara Municipal e, que impactam diretamente a vida da população.

A Composição das Comissões Permanentes é feita de comum acordo entre os vereadores, assegurando a máxima representação proporcional partidária. Atualmente, a Câmara Municipal de Primavera do Leste possui sete comissões. Cada uma delas é composta por três vereadores, sendo presidente e membros.

Conforme o presidente Paulo Márcio, DEM, a dinâmica das comissões é simples e se repete. “O Projeto de Lei é protocolado e, a partir dos critérios estabelecidos no Regimento Interno, determina por qual comissão a matéria deverá ser analisada. O PL é encaminhado a Secretaria Legislativa que cuida de todo o processo de tramitação e, posteriormente, é colocado na pauta da reunião ordinária das comissões, que ocorre todas as terças-feiras”, explicou.

Após essa etapa, o parlamentar que preside a comissão responsável por analisar o Projeto, designa o relator para a matéria, que pode pedir audiências públicas, informações ao Executivo e ao autor da medida, além de ter autonomia para sugerir mudanças ao texto da propositura.

Regimentalmente, segundo a assessora das comissões, Juliana Padilha, as comissões tem um prazo de 15 dias para analisar as proposituras em geral, aquelas que não são de iniciativa do Executivo Municipal. Neste período, o relator tem dez dias para concluir a analise. Os outros cinco dias, é o período destinado, para os membros analisar a propositura. “Em relação aos projetos de autoria do Executivo e, que não são de Caráter de Urgência, o prazo para as comissões analisarem a propositura é de cinco dias, seguindo critério do RICM. Três dias são estabelecidos para o relator e os outros dois aos membros”.

Escolha do Relator

Relator é o parlamentar designado pelo presidente da comissão para apresentar parecer sobre matéria de competência do colegiado. A escolha do relator obedece ao sistema de rodízio, no qual se inclui o próprio presidente da Comissão.

Veja quais são as sete Comissões Permanentes e suas composições:

Comissão de Justiça e Redação

Todas as proposituras que tramitam na Casa, obrigatoriamente, precisam passar por essa Comissão. Esse é o primeiro grupo a estudar a medida, que é responsável em analisar o aspecto constitucional, legal e regimental das matérias. Se o parecer for contrário, a propositura não poderá tramitar na Câmara.

Presidente – Manoel Mazzutti Neto (MDB)

Membro – Carmen Betti Borges de Oliveira (PSC)

Membro – Antônio Marcos C. dos Santos (PP)

Suplentes

1º Suplente– Carlos Venâncio dos Santos (PSD)

2º Suplente – Luis Pereira Costa (PR)

3º Suplente – Valmisley Alves dos Santos (PV)

Comissão de Economia, Finanças e Orçamento

Cabe aos vereadores, membros dessa comissão, emitir parecer sobre o Plano Plurianual, as diretrizes Orçamentárias, o Orçamento Anual, as contas apresentadas pelo Prefeito, Mesa da Câmara, além de analisar proposições referentes à matéria tributária; abertura de créditos, empréstimos públicos, dívida pública e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do município de Primavera do Leste.

Presidente – Carmen Betti Borges de Oliveira (PSC)

Membro – Elton Baraldi (MDB)

Membro – Juarez Faria Barbosa (PDT)

Suplentes

1º Suplente – Paulo R. Donin (PSB)

2º Suplente – Wellis Marcos R. Campos (PV)

3º Suplente – Luis Pereira Costa (PR)

Comissão de Obras e Serviços Públicos e Segurança Pública

Competem a essa comissão, emitir parecer sobre todos os processos atinentes a realização de obras e execução de serviços pelo município; autarquias, entidades paraestatais e concessionárias de serviços públicos, servidores públicos e, outras atividades que digam respeito a transportes, comunicações, indústrias e comercio, segurança mesmo que se relacione com atividades privadas, mas sujeitas a deliberação da Câmara.

Presidente – Elton Baraldi (MDB)

Membro – Valmisley Alves dos Santos (PV)

Membro – Antônio Marcos C. dos Santos (PP)

Suplentes

1º Suplente – Carlos Araújo (PP)

2º Suplente – Neri Domingos dos Santos (PDT)

3ª Suplente – Ivanir M. Gnoatto Viana (PDT)

Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social

Essa Comissão deve debater propostas relacionadas ao Sistema de Ensino Municipal de educação e programas culturais e educacionais, além de analisar propostas relacionadas ao Sistema Único de Saúde.

Presidente – Edna Mahnic (PT)

Membro – Carlos Araújo (PP)

Membro – Ivanir M. Gnoatto Viana (PDT)

Suplentes

1º Suplente – Paulo Roberto Donin (PSB)

2ª Suplente – Carmen Betti Borges de Olivera (PSC)

3º Suplente – Carlos Venâncio dos Santos (PSD)

Comissão de Agricultura e Meio Ambiente

Essa comissão deve realizar estudo das matérias e assuntos referentes ao ambiente tendo por base a preservação e defesa da ecologia, usando de todos os recursos legais contra a poluição, quer seja da terra, do ar, cursos de água, sonora ou visual. Defesa de novas medidas que visem a sua ampliação, defendendo o município contra a devastação de suas matas. Planos gerais ou parciais de conscientização da Cidadania.

Presidente – Luis Pereira Costa (PR)

Membro – Valmisley Alves dos Santos (PV)

Membro – Carlos Araújo (PP)

Suplentes

1º Suplente – Juarez Faria Barbosa (PDT)

2º Suplente – Wellis Marcos Rosa Campos (PV)

3ª Suplente – Edna Mahnic (PT)

Comissão de Defesa do Consumidor

Opinar sobre proposições relativas a produtos e serviços, quando cabível, é uma das competências dessa comissão. Cabe à ela, receber reclamações e encaminhá-las ao órgão competente; Emitir pareceres técnicos quanto aos assuntos ligados ao consumidor; além de promover audiências públicas, inerentes a defesa e esclarecimentos aos consumidores.

Presidente – Juarez Faria Barbosa (PDT)

Membro – Paulo Roberto Donin (PSB)

Membro – Luis Pereira Costa (PR)

Suplentes

1º Suplente – Manoel Mazzutti Neto (MDB)

2º Suplente – Neri Domingos (PDT)

3º Suplente – Antônio Marcos C. dos Santos (PP)

Comissão de Defesa da Mulher

Examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra mulher, além de fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e anti – discriminatórias de âmbito da Câmara,são responsabilidades dessa comissão. Além disso, cooperar com organismos estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres e a promoção de  pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu déficit de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídios às Comissões da Câmara.

Presidente – Ivanir M. Gnoatto Viana (PDT)

Membro – Carlos Venâncio dos Santos (PSD)

Membro – Edna Mahnic (PT)

Suplentes

1ª Suplente – Carmen Betti Borges de Olivera (PSC)

2º Suplente – Valmisley Alves dos Santos (PV)

3º Suplente – Juarez Faria Barbosa (PDT)

Saiba mais:

Buscando dar mais transparência nas ações legislativas, a Câmara Municipal implantou um novo sistema, em que é possível obter informações, sobre o trabalho  realizado pelas comissões. Basta entrar nesse link: SAPL e clicar no ícone “Comissões”:

Fonte: Driely Pinotti/ Câmara Primavera do Leste

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Educação realiza encontro focado na formação continuada de profissionais da educação


O encontro foi realizado em parceria com o Projeto Mundo do Theo e teve como foco as Auxiliares Educacionais e os Profissionais de Apoio

A Secretaria Municipal de Educação de Primavera do Leste realizou nos últimos dias 1 e 2 de julho a ação formativa “Primavera do Leste Investe na Inclusão: Formação Especializada para Profissionais da Educação” marcou um importante passo rumo a uma educação mais acolhedora, sensível e preparada para os desafios da inclusão. O encontro foi realizado em parceria com o Projeto Mundo do Theo e teve como foco as Auxiliares Educacionais e os Profissionais de Apoio que acompanham estudantes com deficiência nas unidades escolares, especialmente os alunos com transtorno do espectro autista.

 

De acordo com secretária de Educação Luciani Cunha, essa edição do encontro trouxe uma nova abordagem, mais prática, sensível e voltada à realidade vivenciada nas escolas e foram recebidas as formadoras Juliana Bomfim, psicóloga, e neuropsicopedagoga Fabiana Cáceres. “Parabenizamos todos os participantes pelo sucesso do evento realizado na Secretaria Municipal de Educação e durante os dois dias foram discutidos temas fundamentais, como manejo de comportamentos, estratégias inclusivas, noções de análise do comportamento e práticas pedagógicas mais eficazes. As rodas de conversa enriqueceram ainda mais o processo, promovendo trocas de experiências e reflexões coletivas”, externou.

 

Ela conta ainda que o momento especial foi direcionado aos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a docentes do ensino regular que atendem aos estudantes, promovendo estudos de caso e construção de estratégias pedagógicas inclusivas. “A iniciativa  inovadora e necessária reflete o compromisso da atual gestão com a formação continuada e a valorização dos profissionais da educação, em especial os cuidadores e apoiadores que atuam diretamente no dia a dia escolar. Após a formação presencial, a continuidade será garantida por meio de lives interativas, ampliando o alcance do conhecimento e fortalecendo a rede de apoio”, compleotu a secretária.

 

Luciani Cunha reforçou o seu contentamento com todos os participantes pela dedicação e engajamento, e reforçou a sua convicção de que a verdadeira inclusão se constrói com formação contínua, diálogo e sensibilidade, reconhecendo o papel fundamental dos cuidadores na promoção de uma escola mais humana, acessível e transformadora. “Primavera do Leste segue investindo em uma educação que acolhe, respeita e inclui”, concluiu.

 Coordenadoria de Comunicação


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeitura fará mutirão de limpeza no Padre Onesto Costa na próxima terça (8)


A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Primavera do Leste e atende a uma reivindicação da população local

Na próxima terça-feira (8) o bairro Padre Onesto Costa receberá o primeiro mutirão de limpeza e recuperação liderado pela administração do prefeito Sérgio Machnic. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Primavera do Leste e atende a uma reivindicação da população local, que há tempos aguardava medidas efetivas para a limpeza e conservação do espaço urbano.

 

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura do município Victor Diniz, o mutirão  foi resultado de um planejamento cuidadoso que durou cerca de seis meses por conta da necessidade de reunir uma equipe qualificada e disponibilizar o maquinário adequado para a realização do serviço. “No início, nossa execução foi morosa, mas agora estamos prontos. Temos o maquinário e a equipe completa para iniciar os trabalhos de qualidade”, afirmou.

 

Ainda segundo o secretário, o mutirão incluirá a remoção de entulhos das calçadas e quintais, restos de poda de árvores, limpeza de gramas e retirada de móveis velhos. A recomendação é que os moradores coloquem sofás, armários e outros objetos indesejados em suas calçadas, pois a equipe responsável passará recolhendo esses itens.

 

Além da limpeza, o mutirão também prevê a operação de tapa-buraco e a troca de luminárias queimadas e danificadas, visando deixar o bairro em melhores condições, além da pintura dos meio-fios.

 

Victor Diniz explica que o objetivo não é apenas a limpeza imediata, mas a conscientização da população sobre a importância do cuidado contínuo com o ambiente. “Queremos que a comunidade se engaje no processo de manter o bairro limpo. Estamos cientes de que cerca de 10% dos moradores ainda jogam lixo nas ruas, e isso precisa mudar”, comentou.

 

O secretário enfatiza ainda que o mutirão de limpeza não é apenas uma ação pontual, mas que visa criar um senso de pertencimento e responsabilidade entre os moradores. “A expectativa é de que com a execução dessa ação a cidade de Primavera se torne um lugar mais bonito e limpo. Isso contribui não somente com saúde pública, mas também cria um ambiente mais bonito e arejado, elevando a auto-estima dos moradores. Queremos que todos que amam nossa cidade nos ajude nessa missão”, complementou Diniz.

 

“E também queremos pedir a colaboração de todos os moradores no sentido de entender que vamos executar o serviço em um bairro por vez, sendo que dessa vez será no Onesto Costa, mas não vamos parar por aí. Então, pedimos encarecidamente que os moradores dos bairros próximos e até os dos bairros mais distantes que aguardem sua vez, pois vamos fazer esse mutirão de limpeza em toda a cidade”, finalizou Victor Diniz.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação


HOME / NOTÍCIAS

Região

Primavera do Leste receberá Encontro Nacional de CTGs


A realização do evento, conhecido como Nacional 2027, foi debatido na manhã dessa quinta-feira (3) com o prefeito Sérgio Machnic, que se comprometeu a buscar meios para viabilizar a estrutura necessária

O município de Primavera do Leste irá sediar o Encontro Nacional dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) em 2027. A realização do evento, conhecido como Nacional 2027, foi debatido na manhã dessa quinta-feira (3) com o prefeito Sérgio Machnic, que se comprometeu a buscar meios para viabilizar a estrutura necessária para a realização do encontro.

 

Para o gestor municipal, a realização do Nacional 2027 é muito importante para a cidade em vários aspectos. “Serão cerca de 7 a 8 mil participantes mais as suas famílias. Isso é muito importante porque além de colocar o nome de Primavera do Leste em evidência nacional e até internacionalmente, prestigia o comércio local. É uma honra para nós receber esse evento e vamos trabalhar junto com o CTG para fazer o melhor Encontro Nacional que já existiu”, afirmou Sérgio Machnic.

 

O prefeito destaca ainda que além de movimentar o comércio primaverense, o Nacional 2027 também vai gerar receitas para os municípios vizinhos. “Nós vamos ter um aumento aí de 20 a 30 mil pessoas nos quatro dias do evento. Nós não vamos ter hoteis suficientes para todas essas pessoas. A festa vai ser aqui, mas muita gente vai dormir nas cidades vizinhas. Então não será bom somente para Primavera, mas para toda a nossa região”, complementou Machnic.

 

O vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Mato Grosso e diretor-geral da Confederação da Tradição Gaúcha (CBTG) Mauro Geraldo explica que os encontros nacionais dos CTGs acontecem a cada dois anos e são os maiores eventos brasileiros voltados à difusão e preservação da cultura gaúcha. “Ele representa hoje o ápice da tradição gaúcha na parte cultural, artística  e esportiva. A cada dois anos os CTGs e os MTGs se preparam para enviarem os melhores de cada modalidade para irem para esse Nacional e competir entre si para escolher os campeões das suas modalidades em nível nacional. Mas muito mais do que a competição, é o grande reencontro dos tradicionalistas do Brasil”, afirmou.

 

Ele explica ainda que os pilares da tradição gaúcha na arte são a dança de salão, a dança tradicional, a campesina e a chula, por exemplo, além da música e da poesia, assim como no esporte há a bocha mundial e campesina, e outras modalidades, além de provas de laço.

 

Já o presidente do MTG de Mato Grosso Francisco de Sousa conta que a cidade de Primavera do Leste foi escolhida para sediar o Encontro Nacional por conta da importância da cultura gaúcha na sua formação. “A cidade foi escolhida a dedo por conta do seu potencial econômico, do seu potencial de crescimento e pela população que tem pessoas inovadoras, pessoas empreendedoras que falam muito sobre o desenvolvimento que ocorre em Mato Grosso. E é uma cidade aonde a família tem um valor fundamental e o pilar do tradicionalismo é a família”, contou.

 

O Patrão do CTG de Primavera do Leste Jerri Bica também reforçou a importância para a cidade da realização do evento nacional. “Acredito que isso vem somar muito em termos de turismo, de cultura e de visibilidade em nível do Brasil, vai levar o nome de Primavera do Leste em nível nacional”, declarou.

 

A reunião que sacramentou a realização do Nacional 2027 em Primavera do Leste também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, do Chefe de Gabinete Joélio Moraes, do secretário de Cultura, Turismo Lazer e Juventude Leopoldino André, do secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente, do secretário de Esportes Márcio Lélis, do vereador Marco Aurélio, presidente da Câmara, e do vereador Marcondes Martignago.

 

O Encontro Nacional de CTGs acontecerá entre os dias 22 a 25 de julho de 2027 e a previsão é que traga entre 25 a 30 pessoas para a cidade durante os 4 dias do evento, trazendo cultura e renda para a cidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / Autor: Denilson Paredes


Antenado News