Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 16 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Surge um novo grupo na política de Primavera, o grupo do povo, diz Luís Costa



Luís Costa (PR), foi o candidato a deputado estadual mais votado em Primavera do Leste. O parlamentar concorreu ao cargo ao lado de outras três pessoas da cidade, o também vereador Miley Alves, Zeca Viana e Toninho Nogueira, dentre esses Luís conquistou 13,91% dos votos válidos, o que representa 3.973.

Em entrevista ao jornal O Diário na manhã de segunda-feira (08), o vereador falou da experiência de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa e a surpresa do resultado, pois segundo Costa, ele não teve apoio de grupos políticos da cidade e acredita que o resultado nas urnas é um recado da população que quer mudanças.

Mesmo não alcançando o objetivo final, que era o de se tornar representante de Primavera do Leste na Assembleia Legislativa, Luís Costa disse estar muito satisfeito com o resultado. “Todo mundo que participa de uma eleição quer ganhar e fica muito contente quando atinge esse objetivo, mas na realidade da campanha, no dia a dia, avalio como positivo. Estou muito contente com a população de Primavera que entendeu que nem sempre o dinheiro e o sobrenome que você carrega é importante, ter trabalho prestado e estar ao lado do povo, é muito importante na política. A
População deu esse recado nas urnas”, ressaltou.

Dos 49.970 candidatos aptos a votar, 33.919 compareceram aos locais de votação. O que chama a atenção é a divisão dos votos, já que 110 candidatos a deputado estadual receberam votos dos primaverenses, diante desse cenário, Luis Costa avalia que faltou união entre as lideranças para que a cidade de fato tivesse um representante. Além disso o vereador ressaltou que o fator econômico fez a diferença.

“Na época de eleições candidatos de outras cidades vem para cá e
derramam dinheiro para poder se eleger. Como? Comprando as lideranças que vai pedir votos aqui. Por isso outros candidatos têm voto aqui. A população ainda não entendeu a importância que é ter um deputado que seja realmente de Primavera, que se interesse em resolver o problema daqui. Ter alguém daqui só por ter não adianta, mas a população precisa entender como funciona a politica. Outros candidatos são bem votados por causa do dinheiro. Outra situação que eu avalio, estamos vivendo uma época de governo populista, onde se xinga todo mundo, mentem, fazem discursos moralistas, pois quando você chega em um cargo, vê que
não consegue fazer o que falava. Primavera podia ter feito sim, dois deputados, mas ainda está muito dividido devido a questões econômicas, a falta de união aqui se reflete no financeiro”, avaliou.

Dos quatro nomes que concorriam a uma cadeira na Assembleia, nenhum conseguiu uma das 24 vagas, assim Primavera do Leste fica sem um representante direto no cenário estadual, o que para Costa é extremamente ruim para a cidade. “Não ter representante é ruim, vamos ter que bater na porta deles pedindo favor, seja em Brasília ou em Cuiabá. Dos que foram eleitos e tiveram o apoio do prefeito o que destinaram para cá? O que eles trouxeram para cidade? Claro que eles vão priorizar a cidade deles, priorizar onde tiveram mais votos. Eles não têm compromisso com a população. Será muito ruim, não vai ter ninguém por Primavera cobrando, vai faltar
na saúde, vai faltar na educação, pois não teremos a quem cobrar”,ressaltou o candidato que novamente voltou a criticar as lideranças da cidade.

“A liderança que pega dinheiro e pede votos para candidatos de outra cidade só pensou nele. Pegou o dinheiro e pensou em si, não na comunidade. A política tem que ser feita no coletivo pensando em todos. Muita gente me pergunta se poderia ter sido só eu o candidato de Primavera. Se fosse ver o que foi tratado lá atrás, sim seria só eu! Tirando o Zeca que é de outro grupo e estaria eleito também. Vejo a falta de união e de pensar na cidade de verdade, as pessoas pensam apenas nos seus grupos e não na cidade, com
isso vem consequências ruins para o município”, explicou.

Porém, Luís se vê otimista diante do cenário e acredita que as pessoas já estão com um novo olhar. “Nota-se um novo grupo surgindo. Meu grupo é o povo, não tive apoio de nenhum político da cidade. Se o povo quer, por que não pensar em ser prefeito de Primavera? Por que não pensar novamente em uma candidatura para deputado? Nestes dois anos que temos a frente da Câmara, espero passar para a população a importância do voto, a importância em votar em alguém que é da cidade. Quem sabe agora as pessoas passem a entender o verdadeiro papel de um político, um político que briga, não apenas ser político por nome. Um político que
trabalha e não somente pense no dinheiro”, frisou.

O vereador fez questão de agradecer a todos que, direta e indiretamente, ajudaram na campanha e confiaram a ele o voto. “Fiz uma campanha sem dinheiro e por mim, pela minha esposa e meu filho. O povo mostrou que eles querem um novo grupo. Agradeço a todos que andaram comigo o tempo todo, pessoas voluntárias que entregavam os santinhos para familiares. Agradecer a todos de Primavera e também em toda região. Prometo continuar trabalhando ao lado do povo”, finalizou.

Fonte: Jaqueline Hatamoto / Clique F5



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Administração Sérgio Machnic promove maior campanha de regularização fundiária de Primavera e transforma realidade de famílias da Vila União


Segundo o gestor, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e comprometido que vem sendo realizado de modo ímpar pelas equipes

O prefeito também ressaltou que outras melhorias seguem no planejamento da gestão, tanto para a comunidade quanto em outras área

O domingo (14) ficará marcado na história da Vila União como o dia em que um sonho aguardado por mais de quatro décadas se tornou realidade. A Prefeitura de Primavera do Leste realizou a entrega de 23 títulos de posse definitiva por meio da regularização fundiária, garantindo às famílias da comunidade documentação oficial, segurança jurídica e tranquilidade para quem construiu sua vida no local ao longo de muitos anos.

 

A ação integra o amplo programa de regularização fundiária desenvolvido pela administração do prefeito Sérgio Machnic e da vice-prefeita Iva Viana, que vem avançando em diferentes regiões do município com o objetivo de assegurar dignidade, cidadania e o direito à moradia regularizada. O ato contou com a presença de vereadores, secretários municipais, defensor público, conselheiro da OAB, servidores públicos, moradores da comunidade e o doador da área, Miguel do Lago, foi representado pelo irmão, Daniel.

 

O prefeito Sérgio Machnic destacou que o momento simboliza muito mais do que a entrega de documentos.“Hoje, mais do que papéis, estamos entregando direitos. Estamos entregando segurança jurídica, tranquilidade e a realização de um sonho antigo dessa comunidade. Recebam o nosso respeito, a nossa alegria e a certeza de que a Vila União representa muito para esta gestão”, afirmou.

 

Segundo o gestor, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e comprometido. “Esse avanço só foi possível porque temos um time presente e comprometido, que vai a campo, escuta a população e resolve. Aqui não tem enrolação: o que precisa ser feito, a gente faz. É assim que as coisas acontecem”, completou.

 

O prefeito também ressaltou que outras melhorias seguem no planejamento da gestão, tanto para a comunidade quanto em outras áreas. “Temos muito a fazer ainda nas áreas da saúde, pavimentação, iluminação e infraestrutura. Não se faz tudo de uma vez, mas se faz com planejamento, organização, diálogo e transparência com a população”, destacou.

 

A vice-prefeita Iva Viana reforçou que o foco da administração municipal é atender às reais necessidades da população. “Quando há organização, prevenção e compromisso, as ações acontecem. Hoje estamos garantindo dignidade com a entrega dos documentos e o direito à moradia, que é o que as pessoas precisam. Governar é cuidar das pessoas e fazer o bem todos os dias”, pontuou.

 

A secretária de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto, destacou o empenho das equipes e o apoio da gestão municipal. “Esse é o resultado de um trabalho coletivo, construído com dedicação, persistência e diálogo com a comunidade. Nada disso seria possível sem a confiança e a liberdade que o prefeito Sérgio dá para que as equipes busquem soluções e entreguem resultados”, afirmou.

 

O secretário de Governo, Valfredo Rodrigues, ressaltou que a entrega dos títulos é resultado de um esforço contínuo da gestão municipal para atender uma demanda histórica da Vila União. Ele explicou que o processo exigiu o cumprimento de critérios legais e o trabalho conjunto de diversos setores. Valfredo agradeceu às equipes técnicas, à engenharia, ao apoio jurídico e aos vereadores, destacando que todos os apontamentos do cartório foram sanados e que a união entre os poderes foi fundamental para a conclusão do processo, garantindo segurança jurídica e dignidade às famílias beneficiadas.

 

O superintendente de Habitação, Everaldo Cabral, também enfatizou o significado da entrega. “Regularização fundiária é gratidão e justiça social. É garantir que essas famílias tenham o direito reconhecido sobre aquilo que sempre foi delas. Hoje estamos cumprindo um compromisso assumido com a comunidade”, declarou.

 

O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Eraldo Fortes, destacou a importância do momento vivido pela comunidade da Vila União, ressaltando que a entrega dos títulos representa mais do que documentos, simbolizando dignidade, segurança e tranquilidade para as famílias. Eraldo parabenizou o prefeito Sérgio Machnic e toda a gestão municipal pela conclusão do processo de regularização fundiária, destacando o compromisso com a valorização das pessoas e o respeito à comunidade.

 

O Defensor Público, Rafael Cardoso ressaltou que a entrega dos títulos representa um momento histórico para a Vila União, pois o documento registra definitivamente a história e a luta da comunidade. Segundo ele, a regularização garante moradia digna, segurança jurídica e a possibilidade de realizar melhorias nos imóveis, além de assegurar que o patrimônio permaneça com as famílias e seus herdeiros. O defensor parabenizou a gestão municipal pela iniciativa.


Antenado News