Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 26 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa solicita a equipe de fiscalização da Prefeitura mais agilidade em relação à punição de bares que utilizam som alto



Da Redação

Na última sessão ordinária (13), antes do recesso plenário, em seu discurso na tribuna o vereador Luis Costa (PR) disse que recebeu duas reclamações de som alto vindo de bares da cidade.

“Recebi uma reclamação da comunidade do bairro Primavera II, e fui verificar pessoalmente o local. O bar fica no meio da quadra entre as residências e fica com som alto o tempo todo. Outro ponto que fui verificar por meio de reclamação da comunidade é no Bairro Gnoatto que também tem bares com som alto e muita baderna”. Explica o vereador.

O legislador disse que há conversas de que até as 22 horas da noite pode o som alto, mas ressalta que o seu direito não pode ferir o direito do outro. Luis Costa reconhece que são poucos os agentes de fiscalização da prefeitura, mas reforça que para resolver essa demanda é necessária uma força tarefa, com o apoio de órgãos de segurança.

“Eu estou expondo aqui uma reclamação da comunidade, eu sei que quem trabalha em bares e casas noturnas, são trabalhadores e estão exercendo um trabalho, como outros, mas é necessário ter respeito com a comunidade, e a fiscalização tem que intervir. Eu recebo, depois das 22 horas da noite, várias ligações de pessoas pedindo ajuda para fazer alguma coisa. Eu estou solicitando por ofício e indicação a fiscalização nestes pontos e espero que mesmo com as limitações possamos agir”. Conclui o vereador.

Sobre a Lei

A regulamentação do artigo 114 da Lei Municipal nº 500 de 17 de junho de 1998, que trata do Código de Posturas do Município de Primavera do Leste – Mato Grosso, no artigo 1º dispõe que, é proibido perturbar o bem estar e o sossego público ou da vizinhança, com ruídos, algazarras, barulhos ou sons de qualquer natureza, produzidos por qualquer forma, que ultrapassem os níveis da intensidade tolerados por esta Lei e prejudique o sossego, a segurança ou o bem-estar da população.

Existem níveis de decibéis tolerados de acordo com o horário: Das 7h às 19 horas permite-se som que alcance até 85 decibéis; das 19h às 22 horas pode-se fazer barulhos até, no máximo, 75 decibéis; e das 22 horas às 7h da manhã o ruído pode atingir uma intensidade de 50 decibéis. Considerada uma contravenção penal, a perturbação do silêncio é entendida como o ato de incomodar o sossego de outrem através de barulhos que causem transtornos. Para fiscalizar o respeito dos munícipes em relação à Lei do Silêncio, a Coordenadoria de Fiscalização tem fiscais de postura que verificam se o Código está sendo cumprido e têm poder de polícia administrativa podendo, inclusive, autuar os infratores, e se não for suficiente, será aplicada uma multa e, caso o barulho persista haverá a apreensão do equipamento sonoro.

O telefone da Coordenadoria de Fiscalização de Prefeitura Municipal , são : (66)  99720 – 9494 (noturno) e (66) 99713 – 2110 (Diurno), funcionando nos  horários estabelecidos pela  Lei nº 500 do código de Posturas Municipal para plantões da Fiscalização Municipal, de segunda a  domingo das 7h as 17h e quinta- feira, sexta-feira e sábado das 22h as  4h e domingo das 18h as 0h.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Governador de SP que lidera Republicanos quer PL-Mato Grosso apoiando Pivetta em troca de apoio a Flavio


O Republicanos, que tem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como principal liderança nacional, avançou, nos últimos dias, nas negociações para apoiar o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em troca, quer que o PL apoie candidatos do Republicanos em quatro Estados. Um deles é Mato Grosso onde Otaviano Pivetta é pré-candidato à reeleição, pelo Republicanos.

O jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, informou, hoje, que o “partido de Tarcísio quer que o PL abra mão da candidatura do senador Wellington Fagundes (PL-MT) ao governo para apoiar a reeleição do atual governador, Otaviano Pivetta”.

Alguns prefeitos do PL, como Cláudio Ferreira, de Rondonópolis, declararam que não apoiam Wellington e estarão com Pivetta. Abilio Brunini, de Cuiabá, já deixou claro que não vai apoiar o senador na disputa ao governo.

Há poucos dias, o PL reiterou que a pré-candidatura de Wellington Fagundes ao governo está mantida. Fagundes passou a criticar o governo estadual (até ano passado figurava como aliado de Mauro Mendes, que deixou o governo em março para concorrer ao Senado). Pivetta tem rebatido críticas e questionado a atuação de Fagundes como senador.

Pivetta esteve com Flávio Bolsonaro, em Sinop, em abril, e elogiou o pré-candidato a presidente da República. Flávio também elogiou Pivetta mas disse que o candidato do PL é Wellington.

Os dois pré-candidatos a governador apoiaram Jair Bolsonaro no pleito passado.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)


Antenado News