Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa solicita a equipe de fiscalização da Prefeitura mais agilidade em relação à punição de bares que utilizam som alto



Da Redação

Na última sessão ordinária (13), antes do recesso plenário, em seu discurso na tribuna o vereador Luis Costa (PR) disse que recebeu duas reclamações de som alto vindo de bares da cidade.

“Recebi uma reclamação da comunidade do bairro Primavera II, e fui verificar pessoalmente o local. O bar fica no meio da quadra entre as residências e fica com som alto o tempo todo. Outro ponto que fui verificar por meio de reclamação da comunidade é no Bairro Gnoatto que também tem bares com som alto e muita baderna”. Explica o vereador.

O legislador disse que há conversas de que até as 22 horas da noite pode o som alto, mas ressalta que o seu direito não pode ferir o direito do outro. Luis Costa reconhece que são poucos os agentes de fiscalização da prefeitura, mas reforça que para resolver essa demanda é necessária uma força tarefa, com o apoio de órgãos de segurança.

“Eu estou expondo aqui uma reclamação da comunidade, eu sei que quem trabalha em bares e casas noturnas, são trabalhadores e estão exercendo um trabalho, como outros, mas é necessário ter respeito com a comunidade, e a fiscalização tem que intervir. Eu recebo, depois das 22 horas da noite, várias ligações de pessoas pedindo ajuda para fazer alguma coisa. Eu estou solicitando por ofício e indicação a fiscalização nestes pontos e espero que mesmo com as limitações possamos agir”. Conclui o vereador.

Sobre a Lei

A regulamentação do artigo 114 da Lei Municipal nº 500 de 17 de junho de 1998, que trata do Código de Posturas do Município de Primavera do Leste – Mato Grosso, no artigo 1º dispõe que, é proibido perturbar o bem estar e o sossego público ou da vizinhança, com ruídos, algazarras, barulhos ou sons de qualquer natureza, produzidos por qualquer forma, que ultrapassem os níveis da intensidade tolerados por esta Lei e prejudique o sossego, a segurança ou o bem-estar da população.

Existem níveis de decibéis tolerados de acordo com o horário: Das 7h às 19 horas permite-se som que alcance até 85 decibéis; das 19h às 22 horas pode-se fazer barulhos até, no máximo, 75 decibéis; e das 22 horas às 7h da manhã o ruído pode atingir uma intensidade de 50 decibéis. Considerada uma contravenção penal, a perturbação do silêncio é entendida como o ato de incomodar o sossego de outrem através de barulhos que causem transtornos. Para fiscalizar o respeito dos munícipes em relação à Lei do Silêncio, a Coordenadoria de Fiscalização tem fiscais de postura que verificam se o Código está sendo cumprido e têm poder de polícia administrativa podendo, inclusive, autuar os infratores, e se não for suficiente, será aplicada uma multa e, caso o barulho persista haverá a apreensão do equipamento sonoro.

O telefone da Coordenadoria de Fiscalização de Prefeitura Municipal , são : (66)  99720 – 9494 (noturno) e (66) 99713 – 2110 (Diurno), funcionando nos  horários estabelecidos pela  Lei nº 500 do código de Posturas Municipal para plantões da Fiscalização Municipal, de segunda a  domingo das 7h as 17h e quinta- feira, sexta-feira e sábado das 22h as  4h e domingo das 18h as 0h.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Sine de Primavera do Leste oferta cerca de 85 vagas e reforça parceria com empresas para geração de empregos


A unidade disponibiliza espaço físico adequado para que empresas realizem entrevistas e processos seletivos no próprio local

O Sine de Primavera do Leste mantém trabalho contínuo de captação de vagas junto ao setor produtivo local

Em Primavera do Leste, o Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Assistência Social, divulgou a oferta de 85 oportunidades de emprego nesta semana e se destaca pela atuação direta na intermediação entre empresas e trabalhadores. O Sine de Primavera do Leste mantém trabalho contínuo de captação de vagas junto ao setor produtivo local, garantindo fluxo constante de encaminhamentos ao mercado formal.

 

Além disso, a unidade disponibiliza espaço físico adequado para que empresas realizem entrevistas e processos seletivos no próprio local, oferecendo mais comodidade, organização e agilidade nas contratações. O coordenador da unidade, Bruno Aquino, reforça que o Sine está de portas abertas para o setor empresarial. “As empresas privadas podem nos procurar para cadastrar suas vagas e contar com nosso apoio na divulgação e no encaminhamento de candidatos. Nosso papel é aproximar quem precisa contratar de quem busca uma oportunidade de trabalho”, destaca.

 

A iniciativa fortalece a economia local, amplia as oportunidades de emprego e contribui diretamente para a inclusão produtiva no município. No panorama estadual, as vagas contemplam diversas áreas, como agente de pátio, fiscal de lojas, atendente do setor de frios e laticínios, açougueiro, gerente de vendas, camareira de hotel, recepcionista, babá e classificador de grãos, entre outras funções.

 

A lista completa e atualizada das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser consultada diariamente pelo Portal Emprega Brasil, onde novas oportunidades são inseridas ao longo do dia. Além da intermediação de mão de obra, o Sine realiza a habilitação do seguro-desemprego e oferece orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital.

 

Em Primavera do Leste, trabalhadores e empresários podem procurar diretamente o Serviço para cadastro, atualização de informações e divulgação de vagas. A unidade reforça que as oportunidades são atualizadas ao longo da semana, conforme a demanda das empresas do município. O endereço é rua Blumenau, 329, centro da cidade.


Antenado News