Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2025

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Ex-governador diz ter emitido nota promissória de propina para TCE não emperrar obras da Copa



Segundo Silval Barbosa (PMDB), conselheiros exigiram R$ 53 milhões para empreendimentos ligados ao torneio e outro projetos, e atraso criou ‘empecilhos’ a programa estadual de rodovias.

O ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) afirmou, na delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que emitiu notas promissórias ao então presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), José Carlos Novelli, para que o orgão não dificultasse o andamento de obras da Copa em Cuiabá. O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a defesa de Novelli.

De acordo com o depoimento do ex-governador, Novelli o procurou alegando que os conselheiros estavam “descontentes” com as obras da Copa, do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) no estado e as obras do MT Integrado, um programa de rodovias,.

Durante a conversa, o ex-governador diz ter percebido que Novelli, em nome dos conselheiros, estava “criando uma série de obstáculos para pedir propina”.

Para que o tribunal não freasse as obras, Silval afirmou que os conselheiros pediram R$ 70 milhões em propina. Após negociações, o valor foi acertado em R$ 53 milhões, pagos em 18 meses.

O ex-governador contou também, que Novelli solicitou dele notas promissórias referentes ao pagamento para que “pudesse comprovar aos demais conselheiros que tinha a garantia do pagamento”. Ao todo, segundo Silval, foram emitidas 36 notas promissórias.

O conselheiro teria pedido também que os pagamentos fossem operacionalizados pela empresa Gendoc Sistemas Empreendimentos LTDA. Segundo Novelli, a empresa já tinha contrato com o TCE e possuía relação de confianças em tratativas deste tipo. A Gendoc oferece serviço de digitalização de documentos. O G1 não conseguiu contato com os advogados da empresa.

Silval, então, teria ordenado, que as secretarias do governo aderissem à licitações da empresa e incluísse na lista de pagamento. Cerca de 50% do valor pago a Gendoc era utilizado para pagamento de propina aos conselheiros.

Em delação, Silval diz que ao menos quatro secretários tomaram conhecimento das extorsões feitas por Novelli. Entre eles, Pedro Nadaf, preso em setembro de 2015 e solto quase um ano depois.

Em junho deste ano, durante depoimento, Nadaf também falou sobre a propina paga aos conselheiros. O ex-secretário disse, ainda, que em 2014 as obras e os pagamentos do programa MT Integrado foram paralisadas pelo TCE, devido ao atraso no pagamento da propina.

Nadaf contou que precisou se reunir com urgência com os conselheiros para assumir o compromisso, em nome do governador, de viabilizar o pagamento da propina.

À época, Novelli afirmou que o repasse de R$ 50 milhões foi usado para renovar a estrutura tecnológica do TCE-MT e negou ter recebido propina.

G1 MT



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Gestão Sérgio Machnic consolida marca de equilíbrio, articulação e foco na família no primeiro ano em Primavera do Leste


Com R$ 44 milhões assegurados junto ao Governo do Estado, prefeito imprime estilo de austeridade, prioriza infraestrutura e investe em eventos familiares de qualidade, sem desperdício de recursos públicos

 

No primeiro ano à frente da Prefeitura de Primavera do Leste, Sérgio Machnic (PL) já deixa uma marca clara de gestão: equilíbrio fiscal, articulação política eficiente e um norte administrativo bem definido. Sem recorrer a comparações históricas que não podem ser tecnicamente consolidadas neste momento, o dado concreto é robusto por si só — somente em 2025, o município garantiu cerca de R$ 44 milhões em investimentos do Governo do Estado, além de outros aportes e parcerias em andamento.

 

Os recursos assegurados contemplam áreas estratégicas, com foco especial em infraestrutura urbana, projetos estruturantes e ampliação de programas habitacionais, refletindo uma gestão que prioriza o essencial. A leitura interna é de que, mais do que anunciar valores, a atual administração se preocupa em transformar investimentos em obras, serviços e melhorias permanentes para a cidade.

 

Nos bastidores políticos, o desempenho é atribuído à capacidade de articulação do prefeito. Sérgio Machnic mantém relação direta e constante com o governador Mauro Mendes (União Brasil) e com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o que garante a Primavera do Leste acesso ágil às decisões estratégicas do Executivo estadual. Esse trânsito político se amplia com o apoio de deputados estaduais de diferentes partidos, como Carlos Avalone (PSDB), Thiago Silva (MDB), Catani (PL) e Nininho (Republicanos), além da proximidade com o chefe da Casa Civil, o deputado federal Fábio Garcia (União Brasil).

 

Internamente, a gestão também começa a ser identificada por um estilo administrativo mais contido e responsável. Sérgio Machnic tem reforçado a diretriz de não esbanjar recursos públicos, reduzindo gastos supérfluos e evitando eventos caros e pouco eficientes do ponto de vista social. Ao mesmo tempo, a Prefeitura não abriu mão de promover ações culturais e de lazer voltadas à população, desde que com planejamento e racionalidade.

 

O Natal promovido pela administração municipal é apontado como exemplo desse conceito. Com investimento controlado, o evento reuniu teatro, dança, atrações culturais e atividades para crianças e famílias, criando um ambiente de convivência e lazer sem comprometer o orçamento. A proposta foi clara: oferecer qualidade, não ostentação; inclusão, não desperdício.

 

Esse conjunto de decisões revela um prefeito de perfil discreto, pulso firme e muito trabalhador, que organiza a máquina pública, ajusta a gestão e estabelece prioridades claras. Infraestrutura, responsabilidade fiscal e políticas voltadas à família formam o tripé que começa a definir a identidade da administração Sérgio Machnic.

 

A avaliação predominante é de que, ao final do primeiro ano, Primavera do Leste passa a ter uma gestão com rumo, previsibilidade e capacidade de planejamento. Com contas ajustadas, articulação política ativa e foco no essencial, o município cria bases sólidas para avançar em obras, serviços e qualidade de vida, mantendo a coerência entre discurso e prática administrativa.


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