Primavera do Leste / MT - Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Grupo de traficantes que agia como milícia é alvo de operação no sul de MT incluindo Primavera do Leste



Uma facção criminosa que agia principalmente no sul de Mato Grosso é alvo da operação ‘Insurgente’, realizada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Civil do estado.

A operação ocorre nas cidades de Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis, Pedra Preta, Sinop e Alto Araguaia.

Foram 10 meses de investigações que possibilitaram a polícia descobrir crimes praticados por ‘associados’ da facção: roubo, tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios. Devem ser cumpridos 87 mandados, sendo 56 de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão.

As investigações também apontaram que o grupo virou uma espécie de milícia, controlando o comércio legal e ilegal: cobrando taxas de comerciantes para não serem assaltados e cobrando taxas de traficantes proprietários de bocas de fumo.

Operação Insurgente (Foto: Cristina Mayumi/TV Centro América)

Operação Insurgente (Foto: Cristina Mayumi/TV Centro América)

Os líderes do grupo estão presos na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, a Mata Grande, em Rondonópolis, e na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Operação Insurgente em Rondonópolis (Foto: Emerson Sanchez/ TV Centro América)

Operação Insurgente em Rondonópolis (Foto: Emerson Sanchez/ TV Centro América).

As investigações também mostraram a utilização de adolescentes para oscrimes e o crescimento das ‘filiações’ de menores de idade para a facção. 

Insurgente

O nome da operação, insurgente, vem de que o grupo composto por criminosos que possuem ideologia e opinião contrária às leis.

Fonte: G1 Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Primavera do Leste conquista 1º lugar no Selo Ouro do Prêmio Imuniza Mais MT


As equipes da Atenção Primária, junto com a Vigilância Epidemiológica, desempenham papel fundamental nesse processo

As ações foram intensificadas a partir do surto de sarampo registrado no município, no segundo semestre do ano passado

O município de Primavera do Leste conquistou o primeiro lugar no Selo Ouro do Prêmio Imuniza Mais MT, reconhecimento concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) aos municípios com melhor desempenho nos indicadores de vacinação. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, em Cuiabá.

 

A premiação avalia a cobertura vacinal e a eficiência das ações de imunização, considerando critérios técnicos e a proteção da população em diferentes faixas etárias (até 02 anos de idade). Primavera do Leste se destacou entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, alcançando a melhor colocação do Estado.

 

O resultado é reflexo do trabalho permanente desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, que atua em 17 unidades de saúde, além da UPA, do CTA e da unidade móvel de vacinação, garantindo acesso contínuo à população. As vacinas estão disponíveis durante todo o ano, em demanda espontânea, inclusive com atendimento noturno em unidades estratégicas, ampliando o alcance das ações.

 

As equipes da Atenção Primária, junto com a Vigilância Epidemiológica, desempenham papel fundamental nesse processo, com busca ativa realizada pelos agentes comunitários de saúde, conferência constante da caderneta de vacinação e orientação direta aos usuários durante os atendimentos.

 

As ações foram intensificadas a partir do surto de sarampo registrado no município, no segundo semestre do ano passado, o que mobilizou ainda mais as equipes e a população. A resposta positiva dos moradores contribuiu para o aumento significativo da cobertura vacinal e para a ampliação da proteção coletiva.

 

A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a conquista é resultado de um trabalho integrado e do apoio da administração municipal. “É fruto de um trabalho sério, contínuo e planejado da Secretaria Municipal de Saúde, com total apoio da gestão do prefeito Sérgio Machnic, que sempre priorizou a saúde pública. Quero destacar o empenho das equipes de saúde e da Vigilância Epidemiológica, que atuam diariamente para garantir acesso, informação e proteção à população”.

 

A coordenadora de Imunização, Danila Martins, reforça que o reconhecimento estadual é consequência de um esforço construído ao longo dos anos e da participação ativa da população. “O trabalho de imunização em Primavera do Leste é contínuo e intenso durante todo o ano. Com o surto de sarampo, essas ações foram ainda mais fortalecidas, e a população atendeu ao chamado, procurou as unidades de saúde e ampliou a cobertura vacinal. Isso significa mais proteção e mais qualidade de vida. Esse resultado também mostra a força da Atenção Primária, que é a porta de entrada do sistema e a base da prevenção e da promoção da saúde”.

 

Danila também lembra que o município vem evoluindo gradualmente na premiação estadual, passando pelo Selo Bronze, Prata e agora alcançando o Selo Ouro, o que demonstra a consolidação do trabalho das equipes, especialmente na vacinação da primeira infância, com foco em crianças menores de dois anos.

 

O Prêmio Imuniza Mais MT conta com as categorias Ouro, Diamante, Prata e Bronze, reconhecendo boas práticas de gestão em saúde pública. A conquista reforça o compromisso do município com políticas públicas voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).


Antenado News