Uma idosa morreu em Primavera do Leste em um sítio da família
Da Redação
Nagako Umekawa, 77 anos, morreu na noite de ontem, 03, no sítio da família que fica em Primavera do Leste. Segundo informações de familiares, Nagako tinha pessoas próximas que a acompanhavam em alguns afazeres domésticos mais simples, além de ter o amparo da família para os cuidados da saúde e lazer. Mas infelizmente, a idosa saiu sem que os familiares percebessem e foi alimentar os porcos no chiqueiro, e passou mau no local, e morreu.
Os familiares ficaram preocupados em não encontrar a idosa em casa, e foram procurar pela vizinhança, sem imaginar que ela estaria no chiqueiro. Quando encontraram-na, já estava morta no chiqueiro. De acordo com o laudo da Perícia Técnica, que foi informado na certidão de óbito, a causa da morte foi natural.
Aos amigos que desejam prestar condolências aos familiares, o velório está ocorrendo na funerária Primavera, que fica no Bairro Castelândia, e o sepultamento será as 15h30.
Projeto Social Mãe Cidinha recebe visita do prefeito Sérgio Machnic
Prefeito reforça apoio à expansão das atividades
Durante a visita, o prefeito acompanhou de perto ações desenvolvidas no local, como o curso de Informática em parceria com o Senac
Além do atendimento às crianças, o projeto promove capacitações para as mães, incluindo cursos em parceria
O prefeito Sérgio Machnic visitou, na tarde desta sexta-feira, o Projeto Social Mãe Cidinha, referência no acolhimento e na formação de crianças e famílias do município. A iniciativa atende atualmente 160 crianças, com atividades educativas e recreativas realizadas de segunda a sexta-feira.
Durante a visita, o prefeito acompanhou de perto ações desenvolvidas no local, como o curso de Informática em parceria com o Senac, que tem ampliado o acesso à inclusão digital. A coordenadora do projeto, Creonice, destacou o esforço necessário para estruturar o atendimento. “O começo foi muito difícil, mas nunca desistimos. Hoje contamos com a parceria e o apoio da gestão, que têm sido fundamentais para manter e ampliar nossas atividades”, afirmou.
Além do atendimento às crianças, o projeto promove capacitações para as mães, incluindo cursos em parceria com a Sesistec e a formação de Cuidador de Idosos, realizada com a Faculdade Anhanguera. As aulas envolvem prática em laboratório, vivências e conteúdos de anatomia. No momento, 30 mulheres participam da formação.
O projeto também se prepara para ampliar sua atuação. Uma nova parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na Biblioteca Modelo, vai oferecer aos adolescentes atividades de preparação para o mercado de trabalho.
Sérgio Machnic afirmou que a gestão continuará fortalecendo iniciativas sociais que promovem inclusão e oportunidades. Ele adiantou que o município irá trabalhar para ampliar as destinações ao projeto, garantindo mais estrutura e melhores condições às famílias atendidas.
“O Projeto Mãe Cidinha transforma vidas todos os dias. A gestão está aqui para apoiar, incentivar e ampliar iniciativas que fazem a diferença na vida das famílias primaverenses”, afirmou o prefeito.
COMENTÁRIOS
0 Comentários