Uma idosa morreu em Primavera do Leste em um sítio da família
Da Redação
Nagako Umekawa, 77 anos, morreu na noite de ontem, 03, no sítio da família que fica em Primavera do Leste. Segundo informações de familiares, Nagako tinha pessoas próximas que a acompanhavam em alguns afazeres domésticos mais simples, além de ter o amparo da família para os cuidados da saúde e lazer. Mas infelizmente, a idosa saiu sem que os familiares percebessem e foi alimentar os porcos no chiqueiro, e passou mau no local, e morreu.
Os familiares ficaram preocupados em não encontrar a idosa em casa, e foram procurar pela vizinhança, sem imaginar que ela estaria no chiqueiro. Quando encontraram-na, já estava morta no chiqueiro. De acordo com o laudo da Perícia Técnica, que foi informado na certidão de óbito, a causa da morte foi natural.
Aos amigos que desejam prestar condolências aos familiares, o velório está ocorrendo na funerária Primavera, que fica no Bairro Castelândia, e o sepultamento será as 15h30.
Cidade Limpa: Administração municipal mantém o compromisso de fortalecer cada vez mais o serviço de limpeza urbana e valorizar quem faz a diferença
O trabalho dos “gigantes da limpeza”, como são chamados, segue sendo uma das prioridades da administração municipal
Além da estrutura de trabalho, a gestão municipal também busca reconhecer o esforço dos servidores
Com trabalho diário, presença constante nos bairros e reconhecimento da gestão municipal, as equipes de limpeza urbana de Primavera do Leste, carinhosamente conhecidas como os “guris da limpeza”, têm sido fundamentais para manter a cidade organizada, limpa e mais saudável para a população. A atuação eficiente dos trabalhadores é resultado direto da ampliação e valorização promovidas pela gestão do prefeito Sérgio Machnic, que investiu no fortalecimento das equipes e na descentralização dos serviços.
O serviço, ligado à SINFRA é diário e de acordo com o coordenador da Limpeza Pública, Valmir José, o município passou por uma transformação significativa desde o início do ano. Antes, eram pouquíssimos trabalhadores que atuavam diretamente nas frentes de limpeza conhecidas como “garis”. Hoje, esse número aumentou significativamente e além desses profissionais específicos, as equipes de serviços gerais também executam o mesmo trabalho dentro dos bairros.
“Com a necessidade de manter a cidade limpa para todos, esse número foi ampliado e além disso cada bairro conta com uma equipe fixa de limpeza”, explica Valmir. Desse modo, atualmente são cerca de 250 pessoas que trabalham diariamente nas ações de limpeza urbana em Primavera do Leste, de segunda a sábado. As equipes realizam serviços como varrição, raspagem de sarjetas, capina manual, retirada de galhos, limpeza de áreas públicas, praças, vias urbanas e até de córregos e rios.
A organização do trabalho é feita por meio de um cronograma permanente, que garante cobertura em todas as regiões da cidade. Cada bairro possui uma equipe fixa, o que proporciona maior eficiência, agilidade e vínculo com a comunidade local. “Temos equipes no Centro e em toda a extensão da cidade, atendendo bairros como Milano, Castelândia, Pioneiro, Vila Popular e muitos outros. Cada região já sabe quem são os trabalhadores responsáveis por aquela área”, destaca o coordenador.
Para Valmir, a ampliação das equipes representa mais do que números. É uma demonstração clara de valorização do servidor público, especialmente daqueles que executam um trabalho essencial, muitas vezes de forma silenciosa, mas com grande impacto na qualidade de vida da população. “Essa ampliação praticamente triplicou o efetivo. São pessoas que estão sendo vistas, ouvidas e reconhecidas. O trabalho deles aparece todos os dias quando a população sai de casa e encontra a cidade limpa”, afirma.
Além da estrutura de trabalho, a gestão municipal também busca reconhecer o esforço dos servidores por meio de melhores condições, benefícios e ações de valorização, bem como o acompanhamento constante das demandas do setor. A Prefeitura de Primavera do Leste reforça que o cuidado com a cidade passa, necessariamente, pelo respeito e reconhecimento aos trabalhadores que estão nas ruas diariamente, enfrentando sol, poeira e chuva para garantir bem-estar, saúde pública e um ambiente urbano mais organizado.
COMENTÁRIOS
0 Comentários