Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2025

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Polícia Federal deflagra operação o Grande Truque



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30/11) a Operação “O Grande Truque”, com o objetivo de desmantelar grupo criminoso responsável por fraudar procedimentos licitatórios decorrentes da execução de convênio firmado entre a Prefeitura de Campinápolis (MT) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o qual visava à construção de escolas em comunidades indígenas.
Estão sendo cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Várzea Grande (MT), Barra do Garças (MT), Nova Xavantina (MT), Campinápolis (MT) e Goiânia (GO). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal – Subseção Judiciária de Barra do Garças (MT).
A operação é oriunda de inquérito policial instaurado em 2016, o qual apurou que os serviços decorrentes de licitação foram inicialmente objeto de concorrência pública, cujo edital fora publicado na imprensa oficial. Ocorre que, dias depois, a Prefeitura de Campinápolis cancelou a licitação, sob o argumento de fatos supervenientes (suposta ausência de interessados).
A investigação apontou que 13 dias após o cancelamento da concorrência, a Prefeitura de Campinápolis publicou outro certame, com os mesmos critérios dos projetos, serviços e obras, inclusive com os seus respectivos cronogramas físico-financeiros, no igual valor de R$ 3.967.233,16.
Dois dias após a assinatura do contrato, a empresa investigada, antes mesmo da emissão de ordem de serviço, solicitou à prefeitura o realinhamento de preços, mesmo após ter declarado ciente das condições e prazo das obras, assumindo o compromisso de bem desempenhar as atividades, apresentando inclusive “Planilha de Estimativa de Custos” e “Cronograma Físico Financeiro”.
O então prefeito, diante do requerimento de aditivo contratual da empresa, solicitou ao FNDE o respectivo aditivo sob o argumento de que a concorrência fora cancelada uma vez que as empresas interessadas no certame, ao adquirirem as planilhas, não se interessaram em participar do processo eis que os valores aprovados seriam muito baixo para a realização do objeto pactuado.
O aditivo contratual foi no importe de 37,14% de acréscimo, cujo índice é ilegal, eis que o limite imposto pela Lei de Licitações é de 25% (art. 65, §§1° e 2°, Lei n° 8.666/93).
A obra até hoje não foi concluída, cujos danos ao erário constatados (maio/2012 a julho/2017) giram em torno de R$ 450.548,16 (atualizados).
Os presos serão indiciados pelos crimes de frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação.
Além disso, responderão perante a Justiça por admitir, possibilitar ou dar causa a qualquer modificação ou vantagem, inclusive prorrogação contratual, em favor do adjudicatário, durante a execução dos contratos celebrados com o Poder Público, sem autorização em lei, no ato convocatório da licitação ou nos respectivos instrumentos contratuais, ou, ainda, pagar fatura com preterição da ordem cronológica de sua exigibilidade observado o disposto no art. 121 da Lei nº 8.666/93.
Nome da operação
O nome da operação remete ao filme “O GRANDE TRUQUE”, o qual demonstra que todos os truques e mágicas são apenas fumaça, escondendo algo muito maior e mais denso. Para o filme, todo grande truque de mágica consiste em três atos: “A Promessa”; “A Virada” e “O Grande Truque”. Tal qual a obra cinematográfica, percebe-se que a fraude investigada se debruçava em três momentos: a criação de procedimento licitatório com preços excessivamente baixos para eliminar interessados; o vencimento da licitação pela empresa integrante do esquema, e, por fim, o realinhamento do contrato (37,14% a maior) dois dias após a sua assinatura.
Fonte: www.sbcbrasil.


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Gestão Sérgio Machnic consolida marca de equilíbrio, articulação e foco na família no primeiro ano em Primavera do Leste


Com R$ 44 milhões assegurados junto ao Governo do Estado, prefeito imprime estilo de austeridade, prioriza infraestrutura e investe em eventos familiares de qualidade, sem desperdício de recursos públicos

 

No primeiro ano à frente da Prefeitura de Primavera do Leste, Sérgio Machnic (PL) já deixa uma marca clara de gestão: equilíbrio fiscal, articulação política eficiente e um norte administrativo bem definido. Sem recorrer a comparações históricas que não podem ser tecnicamente consolidadas neste momento, o dado concreto é robusto por si só — somente em 2025, o município garantiu cerca de R$ 44 milhões em investimentos do Governo do Estado, além de outros aportes e parcerias em andamento.

 

Os recursos assegurados contemplam áreas estratégicas, com foco especial em infraestrutura urbana, projetos estruturantes e ampliação de programas habitacionais, refletindo uma gestão que prioriza o essencial. A leitura interna é de que, mais do que anunciar valores, a atual administração se preocupa em transformar investimentos em obras, serviços e melhorias permanentes para a cidade.

 

Nos bastidores políticos, o desempenho é atribuído à capacidade de articulação do prefeito. Sérgio Machnic mantém relação direta e constante com o governador Mauro Mendes (União Brasil) e com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o que garante a Primavera do Leste acesso ágil às decisões estratégicas do Executivo estadual. Esse trânsito político se amplia com o apoio de deputados estaduais de diferentes partidos, como Carlos Avalone (PSDB), Thiago Silva (MDB), Catani (PL) e Nininho (Republicanos), além da proximidade com o chefe da Casa Civil, o deputado federal Fábio Garcia (União Brasil).

 

Internamente, a gestão também começa a ser identificada por um estilo administrativo mais contido e responsável. Sérgio Machnic tem reforçado a diretriz de não esbanjar recursos públicos, reduzindo gastos supérfluos e evitando eventos caros e pouco eficientes do ponto de vista social. Ao mesmo tempo, a Prefeitura não abriu mão de promover ações culturais e de lazer voltadas à população, desde que com planejamento e racionalidade.

 

O Natal promovido pela administração municipal é apontado como exemplo desse conceito. Com investimento controlado, o evento reuniu teatro, dança, atrações culturais e atividades para crianças e famílias, criando um ambiente de convivência e lazer sem comprometer o orçamento. A proposta foi clara: oferecer qualidade, não ostentação; inclusão, não desperdício.

 

Esse conjunto de decisões revela um prefeito de perfil discreto, pulso firme e muito trabalhador, que organiza a máquina pública, ajusta a gestão e estabelece prioridades claras. Infraestrutura, responsabilidade fiscal e políticas voltadas à família formam o tripé que começa a definir a identidade da administração Sérgio Machnic.

 

A avaliação predominante é de que, ao final do primeiro ano, Primavera do Leste passa a ter uma gestão com rumo, previsibilidade e capacidade de planejamento. Com contas ajustadas, articulação política ativa e foco no essencial, o município cria bases sólidas para avançar em obras, serviços e qualidade de vida, mantendo a coerência entre discurso e prática administrativa.


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